• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Estudar EaD vale a pena? Saiba tudo sobre faculdade a distância!

Os cursos EaD têm ganhado cada vez mais popularidade no mundo. Muitas pessoas que antes não queriam cursar uma faculdade, hoje em dia, graças ao ensino a distância, estão com seus diplomas em mãos, puderam chegar rápido ao sucesso profissional e sabem que estudar EaD vale a pena!

Pra você entender melhor a popularidade do EaD, veja esses dados! De acordo com uma pesquisa realizada pelo INEP, em 10 anos, o ensino a distância teve um crescimento de 378,9%.

Então, se você está pensando em fazer uma graduação a distância, não se sinta sozinho, você está no mesmo caminho de sucesso que tantos estudantes decidiram trilhar e tiveram ótimos resultados.

Continue acompanhando o texto e entenda de uma vez por todas por que estudar EaD vale a pena!

O que é EaD?

EaD é a sigla pra ensino a distância. É uma modalidade de estudos que não exige contato presencial entre professor e aluno.

No EaD, você pode cursar uma graduação sem sair de casa, basta utilizar um dispositivo com acesso à internet.

Com o apoio de tecnologias digitais, os alunos de uma faculdade EaD podem:

  • assistir às aulas transmitidas ao vivo ou gravadas;
  • interagir com professores e alunos através de salas de aula virtuais;
  • tirar dúvidas por meio de fóruns de perguntas e chats online.

Por conta destes e de outros fatores, o EaD é uma forma de ensino mais democrática, capaz de levar conhecimento de qualidade a todos.

Como você pode ver, o estudo remoto tem muitos benefícios. Veja abaixo as principais vantagens do ensino a distância.

Estudar Ead vale a pena? Veja as vantagens!

1. Mais liberdade

A tão sonhada liberdade é possível no ensino a distância. Isso porque você não precisa seguir um horário de estudos estipulado pela instituição de ensino.

Por exemplo, se você trabalha durante o dia, tem a opção de assistir às aulas e fazer suas atividades no período da noite, ou então aos finais de semana. Se você tem uma agenda lotada, consegue encaixar algumas aulas nos momentos livres que tiver durante o dia.

Ou seja, você é responsável pelo seu cronograma de estudos. Mas não se esqueça de manter o planejamento em dia! Organização pessoal é muito importante pra quem vai fazer uma faculdade a distância.

2. Melhor custo-benefício

Os cursos a distância são mais baratos justamente porque não precisam de uma estrutura física tão completa como nos cursos presenciais. Assim, os gastos são menores, reduzindo também o custo pros alunos.

Por isso, optando por uma faculdade EaD, você conquista seu diploma de graduação por um preço bem menor do que das faculdades presenciais.

Vale lembrar que, além da economia com a mensalidade, você também vai evitar gastos extras, como transporte e alimentação.

3. Você está no controle

No ensino a distância, você define seu ritmo de aprendizado. Perdeu uma parte importante da explicação? Está com a cabeça cheia e não conseguiu focar? Precisou se ausentar por algum motivo? Basta voltar e assistir novamente!

Afinal, a gente sabe que o aprendizado é um processo individual, que acontece de maneiras diferentes pra cada um. Não adianta ficar horas preso em uma sala de aula se você não está conseguindo absorver aquele conteúdo. Por isso é tão importante que você esteja no controle dos seus estudos.

4. Preparação para o mercado de trabalho

Por conta de toda autonomia de estudos que o EaD oferece aos alunos, muitos profissionais de RH acreditam que quem fez uma faculdade a distância é mais responsável, motivado e organizado. Afinal, essas são qualidades essenciais pra concluir um curso remoto.

Para quem a faculdade a distância é indicada?

Como a gente já falou, o aprendizado é um processo muito pessoal. Por isso, é importante analisar o seu perfil de aluno antes de iniciar uma faculdade EaD.

Veja abaixo algumas características importantes pra um aluno de educação a distância:

  • organização pessoal;
  • disciplina;
  • motivação;
  • foco.

Mas, se você acha que não se encaixa nesse perfil, não se preocupe. Essas são características que você pode desenvolver, desde que considere fundamentais pra sua vida. Assim, você pode se tornar um bom aluno estudando a distância.

Como escolher uma faculdade EaD com segurança?

Assim como é muito importante escolher com calma e segurança o curso que você vai fazer, também é fundamental verificar alguns pontos que te confirmem se a faculdade é realmente boa ou se você está entrando em uma fria.

Então, pra te ajudar a construir uma carreira de sucesso escolhendo a faculdade certa, dê uma olhada em quais são os pontos que você deve ficar atento. Veja só!

1. Estudar EaD vale a pena com o reconhecimento do MEC

Não é difícil encontrar ofertas de faculdades que não são reconhecidas pelo MEC, então preste atenção! Uma faculdade necessariamente precisa ser reconhecida pelo MEC pra que os diplomas conquistados pelos alunos sejam válidos!

Afinal, você não vai querer estudar durante vários anos da sua vida pra, depois, seu diploma não valer no mercado de trabalho, não é mesmo?

A Faculdade Descomplica, por exemplo, é reconhecida pelo MEC e, além disso, o órgão avaliou que a faculdade é nota 5, isto é, nota máxima!

2. Estudar Ead vale a pena com professores bem qualificados

É claro que é necessário considerar diversos pontos pra saber se a universidade é realmente boa. Entretanto, os professores de uma faculdade são as peças principais pra que a instituição ofereça uma educação de qualidade.

Portanto, verifique quem serão os seus professores e quais são as suas qualificações. Além disso, converse com alguém que já é aluno da faculdade — ninguém melhor pra te contar qual foi a sua experiência com os docentes.

No Descomplica, você não precisa se preocupar com essa questão, afinal de contas, todos os nossos professores têm mestrado ou doutorado. Assim, você pode chegar rápido ao seu sucesso profissional!

3. E se tiver um polo presencial, melhor ainda!

Apesar de a faculdade oferecer os cursos a distância, isso não exclui a possibilidade de a instituição também oferecer uma unidade onde você possa ir presencialmente pra estudar.

Portanto, escolha uma faculdade que tenha um polo presencial pra te oferecer, afinal você pode precisar alguma hora! No Descomplica, a gente tem diversos polos de estudo pra você estudar bem focado. Se pra você é crucial ter um ambiente físico de estudo, dê uma olhada onde tem uma unidade Descomplica perto de você!

E aí, estudar EaD vale a pena?

Depois de aprender as principais características e vantagens da educação a distância, você deve concordar que o EaD vale muito a pena. Afinal, se o seu objetivo é entrar no mercado de trabalho rapidamente e ter sua própria renda, conquistar um diploma é o melhor caminho.

Que tal deixar o Descomplica ser a sua faculdade? Conheça os cursos disponíveis e dê aquele up que estava faltando na sua carreira!