• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Descubra por que fazer uma especialização em Enfermagem

A maioria das áreas de atuação possui caminhos pras pessoas se qualificarem ainda mais. Acima de tudo, é uma maneira de abrir novas oportunidades profissionais. É por isso que você deve considerar fazer uma especialização em Enfermagem.

A Enfermagem é uma profissão de grande importância pra saúde das pessoas. Uma instituição de saúde não consegue funcionar sem esses profissionais. Quem escolhe seguir essa carreira aprende tudo o que precisa pra atender todo tipo de paciente.

Todavia, optar por uma especialização em Enfermagem é algo que permite se concentrar em uma área. Existem diversas opções com trabalho em setores específicos da Medicina e até fora dos hospitais.

Em outras palavras, uma especialização em Enfermagem permite trabalhar com o que você ama. Antes de tudo, você tem que conhecer as várias áreas disponíveis e se identificar com alguma delas.

Quer saber mais? Neste post, você entenderá por que vale a pena fazer uma especialização em Enfermagem. Além disso, verá quais são as principais áreas disponíveis nesse setor. Confira!

O que significa fazer uma especialização em Enfermagem?

O que significa fazer uma especialização em Enfermagem?

A graduação de Enfermagem oferece ao formado tudo o que precisa pra exercer essa profissão. O papel do enfermeiro é prestar apoio ao trabalho do médico em um contato direto com o paciente. É uma pessoa responsável pela humanização do tratamento e garantia da qualidade de vida.

Por outro lado, suas oportunidades em Enfermagem podem aumentar com uma especialização. Por exemplo, existem cursos de pós-graduação pra áreas específicas, como emergência, cardiologia e oncologia.

Dessa forma, pode ser muito vantajoso buscar uma especialização em Enfermagem. Esse é um ótimo caminho pra alcançar cargos melhores e ampliar o salário. Por fim, é uma escolha que aproximará você daquilo que realmente gosta de fazer.

Por que vale a pena fazer uma especialização em Enfermagem?

Por que vale a pena fazer uma especialização em Enfermagem?

A escolha por uma especialização em Enfermagem pode trazer uma série de benefícios pro profissional. Em outras palavras, é uma decisão a favor do próprio sucesso de carreira. Será possível ampliar as suas oportunidades, ganhar mais e até fazer tudo isso de maneira prática.

Quer conhecer mais alguns argumentos? Então, confira, a seguir, os principais motivos pra fazer uma especialização em Enfermagem.

Mais oportunidades no mercado

Uma especialização em Enfermagem permitirá que você obtenha vagas em áreas mais específicas. Isso significa um aumento nas oportunidades disponíveis no seu mercado. Portanto, é uma decisão que permite ocupar novos cargos dentro da Enfermagem.

Afinal, várias posições requerem uma especialização em Enfermagem pros seus candidatos. Basta considerar as áreas em que você quer trabalhar e optar pelo curso certo.

Aumento de salário

Com mais oportunidades no mercado também vêm melhores salários. Afinal, a especialização valoriza consideravelmente o seu currículo. Os conhecimentos obtidos no curso são buscados pela maioria das instituições de saúde do Brasil e do mundo.

Aliás, pesquisas apontam que o simples fato de ter uma pós-graduação serve pra valorizar o profissional. Um levantamento do iDados mostrou que profissionais com essa formação tendem a receber 47,2% a mais que os demais.

Acesso a mais concursos

É difícil encontrar alguém que não almeje os benefícios de um emprego público, certo? Uma característica em comum das melhores vagas é exigir especializações. Por exemplo, pra atuar em uma UTI, pode existir um requerimento de especialização em Enfermagem em UTI.

Além disso, o Brasil é bastante vasto. As chances de abrir novos concursos na área da Saúde são sempre altas. O profissional poderá escolher entre ótimas oportunidades no meio privado e também no público.

Várias áreas de atuação

O aumento de oportunidades com uma especialização em Enfermagem também traz mais variedade. Será possível trabalhar em áreas bem distintas, algumas delas até bastante restritas. 

Aliás, uma especialização em Enfermagem também ajuda o profissional a trabalhar fora do Brasil. Sempre há demanda pra enfermeiros capacitados que tenham conhecimentos específicos.

Amplificação de conhecimentos

Adquirir mais conhecimento é sempre desejável. Um profissional que fica estagnado tem cada vez menos chances de crescimento. Assim, a busca por uma especialização traz uma qualificação valiosa pra qualquer um.

Acima de tudo, é uma escolha a favor da própria qualidade do trabalho. O enfermeiro poderá executar as suas atividades da melhor forma a partir do novo conhecimento adquirido. Por si só, isso já oferece uma valorização interna bastante considerável.

Desenvolvimento da carreira

Em qualquer área de atuação, uma pós-graduação serve como um caminho certeiro pra desenvolver a carreira. Ficar parado não é bom pra ninguém. Ou seja, quem trabalha com Enfermagem precisa de recursos pra se aprimorar constantemente.

Uma especialização em Enfermagem traz o que o profissional precisa pra se desenvolver. Afinal, é algo que o colocará em contato com novos conceitos e vias de atuação. Não só os salários aumentam, como as oportunidades se multiplicam.

Disponibilidade em EAD

Por fim, outro benefício de fazer uma especialização em Enfermagem é a praticidade. Afinal, existem cursos em EaD que permitem se formar totalmente online. Assim, o aluno pode estudar conforme o próprio tempo permite.

Vale lembrar que a agenda de enfermeiros costuma ser bastante concorrida. A melhor opção é sempre um curso que se encaixe nessa rotina. Felizmente, a tecnologia permite que isso seja uma realidade.

Quais são as principais especializações em Enfermagem?

Quais são as principais especializações em Enfermagem?

Você tem interesse em fazer uma especialização em Enfermagem? A boa notícia é que existem diversas opções pra escolher. Ou seja, você pode seguir pelo caminho que melhor atende as suas aspirações. Por exemplo, se você gosta da área de ginecologia, por que não se especializar nessa área?

O que acha de conhecer tudo sobre as principais especializações em Enfermagem? Basta conferir as informações que a gente separou a seguir.

Enfermagem do trabalho

Cada vez mais empresas de vários setores percebem a importância de cuidar da saúde de seus profissionais. Então, é um tipo de oportunidade que cresce cada vez mais pra quem faz uma especialização em Enfermagem do trabalho.

Quem segue por esse caminho se torna um profissional da enfermagem trabalhista. Entre suas responsabilidades, está a avaliação da saúde dos funcionários de uma empresa. Sobretudo, organizações de vários mercados podem requisitar um profissional como esse.

Ou seja, é uma excelente forma de ampliar as suas oportunidades em Enfermagem. Entre as atribuições estão:

  • atendimentos em acidente;
  • biossegurança;
  • programas de prevenção;
  • e programas de saúde e bem-estar.

Enfermagem em cardiologia

O segmento da cardiologia também tem demanda por enfermeiros especializados. Esses profissionais são mais valorizados por terem experiência com processos bem específicos. Ou seja, são procedimentos mais aprofundados em tratamentos pra doenças cardiovasculares.

Parte do curso se dedica a trazer conceitos gerais de hemodinâmica. A grade curricular também aborda biossegurança, cardiologia intervencionista e enfermagem em cirurgia cardiovascular. Em suma, é a oportunidade de se especializar em uma área que possui sempre demanda.

O aprendizado sobre enfermagem em cardiologia permite a formação de profissionais pra atuar tanto em UTIs como em unidades básicas de saúde. Essa é uma especialização bastante completa que contribuirá pro acesso a oportunidades de muita qualidade.

Enfermagem em emergência

Quem trabalha com emergência precisa ser ágil, competente e ter conhecimento. Em síntese, exige profissionais especializados com vontade de fazer a diferença. Portanto, vale a pena seguir pelo caminho de uma especialização em Enfermagem em emergência.

Esse tipo de curso permitirá que o enfermeiro saiba exatamente o que fazer em cada situação. Ou seja, possibilita tomar as decisões certas nesses momentos em que cada segundo conta. É por isso que você deve buscar uma formação competente pra se qualificar.

O aluno aprenderá a atuar em situações de emergência que envolvem as várias especialidades médicas. Isso o qualifica pra que trabalhe em UTIs, postos de saúde e qualquer outro setor de emergência médica.

Enfermagem em ginecologia e obstetrícia

As áreas de ginecologia e obstetrícia possuem necessidades bem específicas. Portanto, exigem enfermeiros capacitados pra lidar com tratamentos e procedimentos com o máximo de competência. Em suma, o objetivo é prestar uma assistência humanizada à mulher na gestação.

Ou seja, todo o percurso desde os primeiros exames até o pós-parto representa oportunidades pra um enfermeiro qualificado. Um curso de especialização em Enfermagem nessa linha oferecerá o conhecimento e a experiência necessários.

Além disso, é uma escolha que também oferece estrutura pra pesquisadores e estudiosos. Quem deseja se aprofundar em ginecologia e obstetrícia pode se beneficiar muito ao tomar uma decisão favorável a um curso como esse.

Enfermagem em nefrologia

Assim como os demais, o setor de nefrologia também requer enfermeiros especializados. Dessa forma, diagnósticos e tratamentos do sistema urinário trazem boas oportunidades. Essa é uma área presente em boa parte das instituições de saúde.

Um curso de especialização em Enfermagem com foco em nefrologia aprofunda o sistema renal e possíveis complicações dele. O profissional aprenderá sobre doenças, procedimentos realizados e métodos de diagnóstico.

Como resultado, será um enfermeiro qualificado pra atuar de forma especializada em nefrologia. Isso será decisivo pra que seja valorizado dentro de sua área de atuação e possa buscar posições que paguem mais.

Enfermagem em oncologia

Outra área médica que requer enfermeiros qualificados e especializados é a oncologia. O diagnóstico e tratamento de pacientes com câncer exige o apoio de profissionais que entendam as suas particularidades. Portanto, uma especialização é fundamental.

Existem diversos tipos de doenças oncológicas, que podem acometer várias áreas do corpo. Além disso, o atendimento difere bastante dependendo do estágio de evolução desses casos. Tudo isso faz parte da grade curricular de uma especialização em Enfermagem com foco em oncologia.

Por fim, buscar essa qualificação amplia os possíveis locais de trabalho pro enfermeiro. Ele poderá atuar tanto em hospitais e clínicas quanto no sistema público na elaboração de políticas pra atingir toda a população.

Enfermagem em pediatria e neonatologia

Todas as fases da vida exigem o contato com enfermeiros qualificados. Quando se fala em pediatria e neonatologia, essa necessidade fica bastante nítida. Portanto, vale a pena seguir o caminho até uma especialização em Enfermagem nesse sentido.

Nesse tipo de curso, o aluno aprende a prestar assistência completa a pacientes infantis. Acima de tudo, é uma abordagem humanizada e multidisciplinar. Ou seja, é uma formação completa pra agregar valor a qualquer equipe médica.

Parte da grade curricular de um curso como esse também considera o aspecto neonatal. Dessa forma, o enfermeiro estará qualificado pra cuidar de crianças desde o início da vida.

Enfermagem em psiquiatria

A humanização precisa fazer parte de todo o contato com o paciente na área da saúde. Isso fica ainda mais nítido quando se pensa na área psiquiátrica. É por isso que essa área valoriza bastante quem busca uma especialização em Enfermagem com foco em psiquiatria.

Um curso desse tipo permitirá um contato aprofundado com todas as competências relacionadas à saúde mental. Isso vai desde estudos sobre o sistema nervoso até pesquisas sobre a influência de fatores sociológicos.

Tudo isso é fundamental pra formação de um enfermeiro focado na área psiquiátrica. Tanto hospitais como clínicas dessa área específica buscam por gente competente nesse sentido. Ou seja, é uma ótima forma de trabalhar com o que você gosta e com boas oportunidades.

Enfermagem em UTI

O ambiente de uma UTI exige uma formação bem específica da parte de todos os seus profissionais. Isso também vale pra enfermeiros, que precisam agir acertadamente em um grande número de possíveis problemas.

Isso requer um curso de especialização em Enfermagem que os qualifique em diversas áreas. Afinal, esses enfermeiros precisam auxiliar pacientes em diferentes tratamentos. Há também a preocupação com o atendimento humanizado, essencial pra qualquer área.

Por fim, vale ressaltar que é na UTI onde se encontram os pacientes em estado mais grave. Em muitos casos, o enfermeiro é o primeiro a ter contato com uma emergência nessa esfera. Por isso, é um trabalho essencial que exige gente qualificada e apaixonada pelo que faz.

Enfermagem estética

A saúde cutânea dos pacientes é o foco da área estética. Assim como outras áreas médicas, ela exige enfermeiros qualificados pra trabalhar nela. É algo que envolve conhecimentos de prevenção e auxílio nos mais diversos tipos de tratamento.

Então, é essencial buscar uma especialização em Enfermagem que seja focada no setor estético. Isso abrirá as portas pra oportunidades em um segmento presente dentro e fora dos hospitais. Ou seja, tanto o setor público como o privado podem receber esses profissionais.

Um curso de especialização em Enfermagem na área de estética também oferece um diferencial bastante valioso no currículo. A ampliação de mercado pra trabalhar também tem um reflexo nos salários, que são maiores.

Auditoria em Enfermagem

Outra possibilidade pra quem busca uma especialização em Enfermagem é a auditoria. Afinal, essa é uma área que exige uma fiscalização rigorosa e consistente. Ou seja, exige profissionais qualificados e competentes pra garantir qualidade.

Um curso voltado pra essa área oferece os conhecimentos e ferramentas necessários pra realizar essa atividade. Competências multidisciplinares permitem avaliar o trabalho em várias especialidades médicas.

Esse trabalho é essencial pra garantia de boas práticas em qualquer unidade de saúde. Em suma, sempre haverá demanda pra auditoria em enfermagem já que esse controle de qualidade é obrigatório.

Quem são os profissionais mais valorizados em Enfermagem?

Quem são os profissionais mais valorizados em Enfermagem?

Todo mundo sabe que ser um bom enfermeiro é essencial pra qualquer instituição de saúde. Ou seja, é um trabalho que exige profissionais com certas características positivas. Então, você precisa conhecê-las pra aumentar as suas chances de sucesso nesse setor.

Além disso, ao aprender sobre essas características, você pode se preparar melhor pra um curso de especialização. Basta se enxergar em algumas dessas características pra prever o seu potencial de sucesso nelas. Do contrário, você também pode encontrar áreas pra se aprimorar.

Quer saber mais? Veja, a seguir, quais tipos de profissionais são mais valorizados em uma especialização em Enfermagem.

Quem é comunicativo

Acima de tudo, um enfermeiro competente precisa saber se comunicar bem. Por exemplo, é algo que envolve desde o contato com pacientes até médicos e outros profissionais. Essa é uma competência que o próprio trabalho ajuda a treinar.

Quem é organizado

Organização é essencial em qualquer área de atuação. Quando se trata de profissionais de Enfermagem, ser organizado pode ser a diferença entre a vida e a morte. Isso também será fundamental pra atuar em situações de emergência e que exigem decisões rápidas.

Quem resolve problemas

Independentemente de onde trabalhe, um enfermeiro é alguém que resolve problemas. Portanto, tem mais chances de sucesso aquele com facilidade pra esse tipo de atividade. Acima de tudo, é um processo que exige criatividade.

Quem é ágil

No meio da Saúde, a agilidade pode decidir o sucesso de um tratamento. Por exemplo, é aquela habilidade de tomar decisões em uma emergência pra estabilizar o paciente. Não importa qual especialização em Enfermagem você escolha, você precisa ser um profissional que não fica parado.

Quem enxerga padrões

Você conhece uma ótima forma de solucionar problemas? É a identificação de padrões. Um enfermeiro observador que consegue fazer isso tende a ser muito valorizado. Em qualquer área de especialização em Enfermagem há a necessidade por gente que extrai diagnósticos de onde ninguém enxerga.

Onde cursar uma especialização em Enfermagem?

Onde cursar uma especialização em Enfermagem?

Decidiu fazer um curso de especialização em Enfermagem? Ótima decisão! Além de oferecer oportunidades em diversas áreas, é algo que você pode fazer no conforto de sua casa graças ao sistema EaD.

A escolha da instituição de ensino onde você cursará essa especialização tem um impacto nas suas oportunidades. Afinal, você precisa ter contato com os conhecimentos exigidos pra trabalhar nas áreas que deseja.

Agora, você já conhece as diferentes especializações em Enfermagem. Considere as exigências de cada uma delas antes de procurar pela melhor instituição de ensino. Ou seja, o seu objetivo deve ser centrado no que é valorizado em cada área.

Quais critérios considerar ao escolher?

Você deve avaliar com cuidado as características do curso de especialização em Enfermagem. Dependendo da abordagem, você pode acabar se distanciando ou se aproximando dos seus objetivos. Portanto, tenha calma e estude as diferenças com atenção.

Afinal, cada instituição de ensino pode oferecer uma grade curricular diferente. Leve em conta quais são as necessidades e exigências de cada especialização. Você precisa de um conteúdo bastante completo pra se qualificar. Isso significa ir além do básico e focar na interdisciplinaridade.

Por fim, tenha atenção à reputação da instituição que você está considerando. Procure por avaliações de outros alunos na internet. Ao mesmo tempo, é fundamental conhecer o currículo dos professores que integram o curso.

Como costuma ser a grade curricular?

Como existem diferentes especializações em Enfermagem, as grades curriculares também variam. Em geral, é comum que tragam conhecimentos sobre áreas específicas dependendo do foco delas. Por exemplo, aulas sobre doenças cardiovasculares em Enfermagem pra cardiologia.

No entanto, a interdisciplinaridade é uma característica bem importante. Isso significa ter contato com áreas em comum com outras qualificações. Por exemplo, o estudo de bioética é algo essencial pra qualquer profissional de saúde.

Ao avaliar a grade curricular de um curso de especialização em Enfermagem, não deixe de notar a carga horária. Dependendo de cada caso, pode demorar mais ou menos pra você finalizar o curso.

Como encontrar tempo para uma especialização?

É comum que profissionais de Enfermagem tenham um dia a dia corrido. Nem sempre é possível parar pra frequentar aulas e estudar. Esse cenário pode limitar bastante o potencial de um profissional.

Isso exige a flexibilidade que um curso a distância oferece. Nesse caso, as aulas podem ser acompanhadas conforme a agenda do aluno possibilita. É ainda melhor quando o conteúdo pode ser acessado de qualquer lugar.

Então, ao decidir por uma especialização em Enfermagem, não deixe de pensar nos detalhes. Ou seja, como você fará pra estudar e encaixar esse curso em sua rotina. É melhor optar por uma alternativa que seja mais flexível.

Decidir por uma especialização em Enfermagem é muito importante. Com cada vez mais concorrência no setor, você precisa se diferenciar. Essa também é a oportunidade pra focar naquela área que você mais gosta.

Pra isso, é fundamental pensar naquela especialização em Enfermagem que melhor se encaixa nas suas preferências. Como a área médica é bastante vasta, as alternativas também são bem variadas. Dedique um tempo analisando as opções pra seguir pelo melhor caminho pra sua carreira.

Como resultado, você conseguirá se valorizar e conquistar novas oportunidades. Ou seja, é um tipo de crescimento essencial pra qualquer profissional. Basta escolher o curso que melhor se encaixa nas suas necessidades e começar o seu caminho.

Realize o seu sonho de se qualificar mais e alcançar melhores oportunidades. Saiba mais sobre as opções de cursos de pós-graduação online em Enfermagem da Faculdade Descomplica.