• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

EaD tem TCC? Saiba mais sobre o Trabalho de Conclusão de Curso

Será que curso EaD tem TCC? Afinal, hoje, muitas pessoas optam pela realização de graduações e pós-graduações online. E a gente sabe que o EaD veio pra somar positivamente na vida de quem não possui muito tempo pra fazer uma faculdade presencial.

Na maioria das vezes, o investimento é mais barato. Mas isso não é fator pra medir a qualidade de um curso, viu? Existem cursos online de extrema qualidade, com professores muitíssimos qualificados e com vários materiais pra comporem o aprendizado.

Com as mudanças nos ambientes de aprendizagem (do presencial pro online), uma das principais questões é se no EaD tem TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Não há quem não tenha ouvido falar no trabalho final antes de entrar na vida acadêmica ou já estando na facul. 

Todavia, antes de a gente explicar se o EaD tem TCC, é necessário conceituar os tipos de trabalhos finais e sua importância.  Após isso, a gente vai falar sobre sua obrigatoriedade ou não no meio digital, bem como, suas vantagens. Aproveite o conteúdo abaixo.

O que é e para que serve o TCC?

Bem, como o nome já diz, o Trabalho de Conclusão de Curso será realizado no final da graduação ou pós-graduação. Normalmente, o aluno inicia a produção no penúltimo semestre da faculdade. Dependendo do curso e da instituição de ensino, as maneiras de realizar esse trabalho são diferenciadas.

Como a gente já disse, o trabalho não é obrigatório em todas as faculdades. Mas é bem importante que seja feito de alguma maneira. Todo o desenvolvimento do trabalho serve pra que o estudante não só entenda sobre um aspecto/área profundamente, como também lembre dos ensinamentos obtidos durante o curso ao longo dos anos.

Quais são o tipos de TCC?

Na maioria das vezes, os orientadores pedem uma monografia, que é um trabalho individual e muito aprofundado. Além disso, pode e deve ter vários capítulos pra introduzir e desenvolver o tema proposto.

Sendo assim, é necessário que o estudante, junto de um orientador, realize diversas leituras de livros, e-books, sites etc. As referências são diversas, desde que sejam de credibilidade. Inclusive, a “mono” deve ter em torno de 45 a 75 páginas. Algumas instituições exigem mais e outras menos. Tudo depende.

Como a gente já mencionou, dependendo do curso ou da instituição é escolhido um tipo de trabalho. Portanto, o artigo acadêmico também é outro modelo bastante exigido na finalização do curso. É bastante similar à monografia, entretanto, o número de páginas é bem menor. Em alguns lugares, pode ser feito em grupo, mas normalmente é individual (por se tratar de um trabalho final).

Já os projetos são outra forma de realização de TCC e, na maioria das vezes, são feitos em grupo. Além disso, o modo de realização deste trabalho depende muito do curso que o estudante está inserido.

Um exemplo disso é, se o estudante está realizando uma pós-graduação em marketing digital, o trabalho poderá ser um projeto ou um planejamento de marketing pra uma empresa. É comum e exigido que seja feito também um relatório individual após a realização desse formato de TCC.

Afinal… EaD tem TCC?

Se EaD tem TCC ou não é uma pergunta que não quer calar. Não é mesmo? De acordo com a Resolução Nº 1, de 6 de abril de 2018, publicada pelo Ministério da Educação, várias diretrizes e normas pra oferta dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu foram estabelecidas. Uma delas é a não obrigatoriedade do TCC. Portanto, não tem TCC no EaD desses cursos, a não ser que a pessoa opte por fazê-lo. 

Sendo assim, tornou-se um componente curricular não mais obrigatório nos cursos de Pós-graduação Lato Sensu. Nas graduações, mesmo não sendo de conhecimento de todos, também não é obrigatório. Ainda assim, depende de a instituição torná-lo ou não parte do currículo do curso.

Porém, é necessário pensar com cautela, há algumas vantagens em fazer ou em não fazer. Uma das vantagens de não realizar o TCC na pós-graduação, por exemplo, é a de concluir em menos tempo. Sem falar que muitas pessoas não possuem tempo sobrando pra escreverem o trabalho final

Já pra quem opta por fazer o TCC, é uma ótima oportunidade pra transformá-lo em um artigo e assim publicá-lo em anais de eventos, jornais, revistas etc. De tal forma que, outra vantagem é o fato de outras pessoas poderem utilizar o trabalho como referência. 

Na Faculdade Descomplica, o TCC é facultativo nas graduações e algumas pós-graduações. Isso, pois o CNE e os órgãos de carreira entenderam que os TCCs fugiam do foco de empregabilidade e retiraram de todas as diretrizes antes de deixar desobrigado também na pós lato sensu.

Quais são as dicas para um bom TCC?

Pra fazer um bom TCC, é importante que o estudante fique ligado em alguns aspectos principais. Confira algumas dicas!

Escolher um tema que se interesse e goste bastante

Isso é extremamente fundamental, pois o estudante vai fazer o TCC por, pelo menos, 2 semestres (caso seja graduação). E ninguém quer estudar ou trabalhar com um tema chato, não é mesmo?

Por esse motivo, é muito importante que o estudante escolha algo de seu interesse. Tornar o trabalho divertido e leve, com certeza o levará a bons resultados.

Optar por boas referências na área

Primeiramente, encontre autores que falem sobre o assunto que você quer abordar. Autores renomados dão uma maior credibilidade ao trabalho. Além do mais, não é necessário encontrar apenas livros. Outrossim, também é possível utilizar e-books, sites, notícias, reportagens e até cursos como referência.

Em segundo lugar, peça ajuda ao orientador. Normalmente, os orientadores já conhecem o assunto bem mais que você, portanto, eles conhecem autores e livros que podem ajudar no desenvolvimento do trabalho.

Encontrar o melhor horário para estudar e escrever seu trabalho

Você produz melhor de manhã cedo, de tarde ou de noite? Uma pessoa é diferente da outra. Desse modo, o ideal é identificar o melhor momento do dia pra produzir. Há momentos em que a cabeça está mais “limpa” pra ler e escrever. Observe-se e perceba qual é o melhor.

Se a sua dúvida era se os cursos EaD têm TCC, então a gente conseguiu responder. Aproveite pra começar agora uma graduação ou, se já possui uma, pra começar uma especialização. Assim, você vai se desenvolver ainda mais pro mercado de trabalho.

Conheça os cursos da Faculdade Descomplica e alavanque sua vida profissional. E lembre-se: o TCC nas pós-graduações em EaD é facultativo, nas graduações, por mais que não seja mais obrigatório, ainda é cobrado na maioria das instituições de ensino.