• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Cursos rápidos: melhore seu currículo com formações EAD

A maior parte das pessoas que pensam em cursar alguma coisa tem em mente uma faculdade tradicional. Isso é válido. Mas você sabia que existem várias opções pra complementar o currículo em menos tempo? Os cursos rápidos pintam entre elas.

Às vezes, feitos com custos ainda menores por fazerem parte do estudo a distância. Assim, você pode assistir às aulas ao vivo ou gravadas, dependendo unicamente de plataformas online. Esse é um modelo de ensino mais democrático, trazendo conhecimento sem limites geográficos.

Afinal, quais são os cursos rápidos? Existe alguma diferença pros outros tipos de certificação? Você vai entender esse rolê nos próximos tópicos. Não precisa nem preparar o café porque vai ser rápido.

O que são os cursos rápidos?

Os cursos rápidos, também chamados de cursos livres, são uma forma de ensino mais atualizada e menos formal. Isso porque a carga horária varia e é, normalmente, bem curta. Assim, é possível se certificar em conteúdos específicos e incrementar o currículo.

Embora não emitam diplomas, há o reconhecimento por lei e têm boa aceitação no mercado. Desse modo, ajudam na hora de mudar de carreira, se especializar e desenvolver autoconhecimento. O modelo ainda não tem requisito além do acesso à internet.

Caso você tenha a rotina ocupada, ainda é possível fazer o curso. A razão é o fato de também existir no modelo assíncrono, em que as aulas ficam salvas na plataforma. Por isso, você pode assistir na hora que quiser.

livros empilhados, régua, caixa de som, caneta e uma maça em cima de uma mesa branca

Qual é a diferença desse tipo de curso para outras formações?

Na maior parte das vezes, o que distingue os cursos rápidos dos outros é a duração, sendo uma das mais curtas do mercado. Isso é um dos pontos que os diferencia dos cursos técnicos, por exemplo. Se o primeiro modelo dura a partir de 8 horas, o segundo chega até 24 meses.

Outra diferença que vale observar é pra formações tradicionais, como licenciatura, bacharelado e tecnólogo. O foco dos cursos rápidos é diferente. Nesse caso, iniciação ou aperfeiçoamento profissional.

O material é menos teórico e mais ligado às necessidades cotidianas das empresas. Às vezes, as próprias organizações investem nesse tipo de curso pra aperfeiçoar o treinamento de seus profissionais.

A ideia também se difere do MBA. Neste, existe uma graduação como pré-requisito e é um tipo de pós-graduação lato sensu. Desse modo, só é indicado pra profissionais formados — ainda que os graduados também possam melhorar ainda mais seu currículo com a educação livre.

Os cursos rápidos são uma forma de entrar no mercado de trabalho com uma certificação barata e de duração curta. Pras pessoas que já estão no mundo profissional, o modelo ainda permite o aprofundamento em certos temas e facilita a recolocação na carreira.

Assim, você passa a aprimorar o currículo. Isso porque um dos pontos mais importantes observados pelos recrutadores é o destaque dado às suas habilidades profissionais. A busca por conhecimento é justamente um investimento nelas, não é?

E então, está pensando em fazer esse investimento na sua carreira? O que acha de conferir os cursos livres do Descomplica? A gente tem várias promoções legais e muitas opções pro seu currículo.