• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Saiba tudo sobre o curso de Segurança da Informação!

Na Era da Informação, profissionais que são especialistas no seu processamento e controle são extremamente valorizados no mercado. Isso acontece porque as empresas estão lidando com bancos de dados com registros de clientes e parceiros que precisam ser protegidos contra acessos indevidos e tentativas de vazamento de informações.

Inclusive, esse é o foco da Lei Geral de Proteção de Dados do Brasil (LGPD), que foi sancionada em agosto de 2018 e entrou em vigor em 2020. Essa mudança na legislação criou uma demanda de profissionais, consultorias e prestadores de serviço familiarizados com a gestão de dados confidenciais.

Como essa é uma tendência que deve continuar nos próximos anos, preparamos esse conteúdo para motivar você a continuar os seus estudos com o curso de segurança da informação.

Qual é o perfil do profissional de segurança de informação?

Como estamos falando de uma especialização é necessário que interessados em ingressar neste curso tenham formação na área de tecnologia. Essa não é uma exigência, mas é importante que haja compatibilidade com o conteúdo a ser estudado.

As graduações mais comuns são:

  1. Engenharia e Ciência da Computação;
  2. Sistemas de Informação;
  3. Desenvolvimento de Sistemas;
  4. Gestão em Tecnologia da Informação.

Os profissionais ligados a área de segurança da informação desempenham funções críticas no que diz respeito ao gerenciamento de bancos de dados e informações arquivados. Como falamos anteriormente, a LGPD representa um marco importante que mudou as regras para coleta, tratamento e processamento de dados.

As suas regras são abrangentes, o que quer dizer que, até mesmo, pequenas empresas devem realizar as adequações necessárias para operar dentro desses princípios legais. As questões ligadas à privacidade, o desenvolvimento de softwares seguros e a gestão de riscos são os pilares que guiam o trabalho desses profissionais.

Quais são as disciplinas do curso de segurança da informação?

Para garantir que o aluno finalize o curso preparado para se destacar em um mercado competitivo é fundamental contar com um projeto pedagógico favorável para esse objetivo. Portanto, as instituições que oferecem essa modalidade de curso, seja presencial ou EAD, devem contar com um corpo docente qualificado.

Profissionais atuantes no mercado que dispõem de sólida experiência e formação na área ajudam a enriquecer o aprendizado de quem busca aprimorar a sua carreira. Além disso, o programa do curso deve ser desenvolvido para abordar disciplinas relevantes e, acima de tudo, atualizadas.

Por isso, é comum encontrar cursos de segurança da informação que abordam tópicos relacionados à liderança, governança de dados, computação em nuvem e criptografia.

Por que buscar uma especialização nessa área?

As empresas dependem de pessoas que, como você, estão capacitadas a utilizar técnicas modernas e capazes de desenvolver soluções confiáveis. Isso faz com que o seu perfil seja bastante valorizado e possibilita o seu ingresso em empresas que tem interesse em contar com a sua experiência.

Em resumo, o interesse em concluir uma especialização é um esforço nobre que pode trazer diversos benefícios tanto para a sua carreira como para a sua vida pessoal. Por isso, busque a capacitação que faltava para conquistar novas oportunidades de trabalho. Esse é um passo que requer preparo e o curso de segurança da informação ajuda na conquista desse objetivo.

Se você está motivada e já tomou a sua decisão, você pode consultar mais informações sobre este curso de pós-graduação nesta página. Acesse e conheça mais detalhes.