• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Coordenação pedagógica: principais funções e importância

A coordenação pedagógica tem um papel fundamental pro equilíbrio de uma instituição de ensino. Ela conta com a atuação do coordenador pedagógico, responsável por conduzir e aplicar as diretrizes escolares, com o objetivo de manter o bom funcionamento e a harmonia entre professores e estudantes. 

Sendo assim, a presença desse profissional é indispensável nessa atividade. Ele acompanha de perto a rotina das escolas e demais instituições de ensino. Dessa forma, garante a qualidade da aprendizagem, o cumprimento de metas e uma boa relação entre todos.

Além disso, seu suporte permite a rápida resolução de problemas, de forma criativa. Isso o torna uma das bases de sustentação de uma instituição de ensino, pois é quem mantém a ordem e o ritmo dos trabalhos. Mas afinal, quais as funções desse profissional tão importante? 

Neste artigo, a gente te mostra a importância da coordenação pedagógica e o papel dos coordenadores na manutenção das instituições de ensino. Continue a leitura!

coordenação pedagógica - livros infantis disponíveis em uma bancada

As funções exercidas dentro da coordenação pedagógica

A coordenação pedagógica possui funções bem definidas, proporcionando um ambiente de ensino saudável. Conheça algumas das atribuições.

Supervisionar e auxiliar o trabalho de professores

Coordenadores pedagógicos supervisionam e auxiliam o trabalho que os professores desenvolvem. Desse modo, é possível identificar se a programação e a grade curricular estão sendo cumpridas e se as aulas são produtivas. 

Além disso, esses profissionais também atuam como conselheiros, ajudando o corpo docente a lidar com os desafios e obstáculos da profissão.

Orientar estudantes

A coordenação pedagógica oferece todo o suporte necessário aos estudantes.

Assim, os coordenadores realizam sessões com os alunos, pra que eles possam conversar, desabafar sobre seus problemas e dificuldades, bem como pedir aconselhamento. 

Da mesma forma, esse espaço permite que os jovens tragam suas reclamações e opiniões sobre o andamento escolar.

Planejar o ano letivo

O planejamento do ano letivo compreende o calendário de atividades e organização dos semestres.

Portanto, o planejamento contém estratégias pra melhorar a dinâmica em sala de aula e, consequentemente, promover a maior participação dos estudantes nas atividades.

Realizar reuniões com pais e professores

Nas escolas, as reuniões com pais e professores permitem o acompanhamento adequado do desempenho de cada estudante.

Da mesma forma, os professores também vão poder avaliar os resultados e apontar mudanças necessárias. 

Por meio do diálogo, é possível atender as demandas de pais, professores e estudantes, proporcionando uma relação de equilíbrio e desenvolvimento. 

coordenação pedagógica - alunos uniformizados prestando atenção na aula

A importância da coordenação pedagógica

Além de promover a harmonia no ambiente educacional, a coordenação pedagógica garante o cumprimento da legislação brasileira, referente aos sistemas de ensino. Portanto, ela é um elemento crucial pro desenvolvimento escolar

Por meio dos profissionais que participam dessa atividade, as instituições de ensino criam relações sólidas com seus estudantes, inovam com recursos tecnológicos e proporcionam um ensino mais dinâmico. 

Diante da diversidade de culturas e pensamentos presentes no corpo docente e de alunos, os coordenadores pedagógicos oferecem a abertura ao diálogo construtivo. 

Portanto, a relevância da função pedagógica se torna evidente, e é essencial valorizar os profissionais envolvidos, que tornam o ambiente educacional mais acolhedor.

E aí, gostou deste post? Se você é um profissional do ramo educacional, que tal se especializar? Conheça a Pós Online de Coordenação Pedagógica do Descomplica e alavanque a sua carreira!