• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Como trabalhar com RH? Conheça os principais passos agora mesmo!

Você já se perguntou como trabalhar com RH? Essa é a pergunta que a gente vai responder ao longo desta matéria.

No entanto, antes você precisa saber que qualquer empresa é formada pela junção de diferentes setores, cada um com seu enfoque. Enquanto uns lidam com o financeiro e o administrativo, outros trabalham com a manutenção de equipamentos, limpeza e atendimento ao público.

Em comum, esses setores têm funcionários que são acompanhados pela equipe de Recursos Humanos. Isso acontece da admissão à demissão, passando pelo planejamento de carreira, viu?

Se essa é a área onde você deseja atuar, descubra agora como trabalhar com RH!

O que é RH?

RH é a sigla de Recursos Humanos, ou seja, a gestão de pessoas dentro das empresas. Também é o nome da área que realiza essa atividade.

No entanto, dependendo da empresa, ela pode ser chamada de Departamento Pessoal, Setor de Gente, Administração de Pessoas, Desenvolvimento Organizacional e outros.

Independentemente do nome usado, o propósito é o mesmo: acompanhar a atuação dos funcionários e estabelecer uma harmonia entre eles e a empresa.

E o RH estratégico?

Esse é um conceito que ganha, cada vez mais, destaque no mercado, porque mostra uma evolução da área de Recursos Humanos.

Em um passado não muito distante, os profissionais de RH realizavam tarefas bastante técnicas e administrativas. Eles contratavam, preenchiam a folha de ponto, realizavam o pagamento dos salários e, quando solicitados, demitiam.

O fato é que as empresas passaram a sentir a necessidade de manter os bons funcionários em seus quadros. Foi assim que o RH adotou uma postura estratégica, reconhecendo a importância das pessoas pro crescimento dos negócios.

O RH estratégico, portanto, investe em programas, tecnologias e novos conhecimentos pra gerenciar pessoas. Dessa maneira, acrescenta vantagem competitiva à empresa, melhorando o desempenho das equipes.

Que tipo de formação preciso ter para trabalhar com RH?

A graduação em Recursos Humanos é a ideal pra quem deseja atuar nesta área. Sua grade curricular conta com matérias como Comunicação Empresarial, Formação de Líderes, Avaliação de Desempenho, Treinamento e outras.

Essas habilidades adquiridas no curso de Recursos Humanos possibilita a atuação como:

  • Consultor de Recursos Humanos;
  • Analista de Cargos e Salários;
  • Analista de Recrutamento e Seleção;
  • Assistente de Departamento Pessoal;
  • Recrutador;
  • Analista de Departamento Financeiro;
  • Business Partner (encontra as pessoas certas pra cada atividade).

Entretanto, o conhecimento não pode parar por aí, combinado? Se você deseja crescer profissionalmente, deve continuar estudando pra acompanhar as demandas do mercado.

Os cursos de pós-graduação em RH são excelentes! Dá pra aprender Gestão de Pessoas, Liderança e Coaching, Negócios e Gestão de Pessoas, Rotinas e Cálculos Trabalhistas, Gestão de Times Remotos e mais!

Esse tipo de conhecimento direciona a sua carreira pra atividades específicas, permitindo uma atuação focada. É desse modo que se torna um especialista e, consequentemente, referência na área.

Quais as competências do profissional de Recursos Humanos?  

Agora que você sabe como trabalhar com RH, é importante conhecer as principais características do profissional que atua nesta área. Olha só:

Capacidade de liderança

O dia a dia do profissional de Recursos Humanos faz com que ele esteja em contato frequente com funcionários de todos os níveis. Organizar, treinar, capacitar e engajar esses colaboradores requer capacidade de liderança.

Visão estratégica

Em outras palavras: enxergar além do óbvio. Isso é muito importante, porque uma informação pode ser a chave pra melhorar os resultados da empresa. Ao entrevistar um candidato, por exemplo, você precisa identificar as habilidades comportamentais desejadas.

Gestão de compliance

É preciso ter jogo de cintura pra garantir o cumprimento das leis e dos regulamentos internos. Além disso, o profissional de RH trabalha em conjunto com outras áreas, como a jurídica e o marketing.

Inteligência emocional

Pessoas são diferentes, então prepare-se pra lidar com adversidades. Elas podem ocorrer em todos os processos, do recrutamento ao relacionamento entre chefes e subordinados. Seu objetivo é um só: resolver impasses.

Gerenciamento de riscos

O papel no gerenciamento de riscos é encontrar saídas imediatas pra cada situação, como evitar que um funcionário recém-contratado seja demitido. Também precisa identificar oportunidades pra evitar os riscos.

Criatividade

É a capacidade de inovar ao propor soluções, criando oportunidades e ousando fazer o diferente. O dia a dia do profissional de Recursos Humanos requer talento pra elaborar novas rotinas e, até mesmo, métodos de trabalho.

Ótima comunicação

Sua comunicação deve ser clara e objetiva, pra não gerar dúvidas. Além disso, tenha em mente que a mesma mensagem deve ser entendida por pessoas de diferentes níveis de formação, cultura e personalidade.  

Espírito de equipe

O interesse do RH envolve o bem-estar dos colaboradores e os resultados que a empresa deseja alcançar. Pra conciliar ambos, você deve ter espírito de equipe pra unir as pessoas em torno dos objetivos da organização.

Rapidez e eficácia nas escolhas

Não basta ser rápido! Durante um processo de seleção de candidatos pra uma vaga, o profissional de RH deve decidir qual é o mais adequado às necessidades da empresa.

Como trabalhar com RH e crescer ainda mais?

Essa é uma questão de visão estratégica, viu? Como foi dito ali no comecinho desta matéria, a área de Recursos Humanos vem se transformando ao longo do tempo e ganhando mais espaço nas estratégias das empresas.

Por esse motivo, quem quer trabalhar com RH deve acompanhar as tendências que indicam qual será o perfil do profissional desta área no futuro.

Uma delas é o Big Data. O grande volume de dados dos funcionários e até de ex-colaboradores ajuda a traçar perfis pra contratação de novos membros pra equipe. 

Já a Inteligência Artificial é a tecnologia que assume papéis que hoje são feitos por pessoas. É o caso do Onboarding, o processo de integração do funcionário à empresa assim que ele chega.

Em algumas organizações, isso é feito por um sistema. O colaborador manda seus documentos on-line pra contratação e sabe, pelo programa, quais são suas atividades ao longo da semana — inclusive aonde ir e com quem falar!

A Inteligência Artificial ainda é capaz de conversar, respondendo dúvidas como o horário de trabalho, passo a passo de processos e outros.

Também é bom ficar de olho na Gamificação, que é um jeito novo de aprender. Em vez de colocar uma turma numa sala de aula, o treinamento pode ser feito por meio de jogos e dinâmicas.

O resultado é surpreendente, pois contribui pra melhorar processos e desenvolver os profissionais. Eles conseguem aumentar a motivação e o desempenho, tanto individual quanto coletivo.

Agora que você sabe como trabalhar com RH, que tal dar o primeiro passo? Conheça o curso de Tecnólogo em Recursos Humanos da Faculdade Descomplica! Assim, você adquire toda a base pras habilidades listadas neste post.