• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Como trabalhar com Direitos Humanos? Tire as suas dúvidas

Já parou pra pensar em como trabalhar com Direitos Humanos? Esse é um meio de atuação totalmente alinhado com as garantias previstas em legislações internacionais. Ou seja, trata-se da carreira ideal pra quem tem identificação com essa área.

Os Direitos Humanos estão previstos pela Constituição Brasileira de 1988. O texto fala sobre a garantia das condições básicas pro cidadão, como dignidade, liberdade e a não-discriminação.

Por isso, sempre vai existir demanda por profissionais encarregados de fiscalizar o cumprimento deles. Basta contar com a qualificação adequada pra ter sucesso nesse segmento.

O que acha de aprender mais sobre como trabalhar com Direitos Humanos? Então, é só conferir as informações a seguir!

como trabalhar com direitos humanos – duas pessoas conversando, prédio ao fundo

Como é trabalhar com Direitos Humanos?

O trabalho com Direitos Humanos envolve a pesquisa e a atuação diante de questões que tenham impacto com eles.

Dessa forma, pode lidar com tratados internacionais, acordos de paz, negociações em função de grupos de risco, entre várias outras possibilidades.

Essa é uma área bastante promissora pra quem faz Direito e quer se enxergar realizando um impacto significativo na sociedade global.

Há cada vez mais demanda por profissionais de Direitos Humanos, já que seu campo de atuação é bem vasto e necessário.

Além disso, também inclui o trabalho voltado à garantia do respeito aos direitos considerados universais. Por exemplo, à moradia, educação, acesso a medicamentos, entre outros.

Por fim, esse campo de atuação também envolve a defesa do meio ambiente e a sustentabilidade.

Leia também: Direito Internacional Público: conheça 12 pontos centrais desta área

como trabalhar com direitos humanos – pátio da ONU com bandeiras de países asteadas

Em quais funções é possível trabalhar com Direitos Humanos?

Um trabalho voltado aos Direitos Humanos é apenas um entre as diversas áreas do Direito. Ou seja, trata-se de uma especialização pra quem tem formação nessa área e quer seguir carreira em um segmento mais específico.

No Brasil, é comum que profissionais da área de Direitos Humanos trabalhem em instituições públicas. Por exemplo, é o caso de defensores públicos ou advogados da União.

Além disso, também é possível seguir carreira em ONGs ou instituições privadas da área social.

As oportunidades também são boas fora do país. Quem deseja trabalhar com Direitos Humanos pode encontrar vagas em instituições parceiras da Organização das Nações Unidas (ONU).

Por exemplo, é o caso de entidades dedicadas ao acolhimento de refugiados de territórios sob risco.

Por fim, essa é uma área em que vale a pena ir atrás das causas com as quais você se identifica. Ou seja, é possível aproveitar oportunidades que se encaixam nos seus ideais e objetivos profissionais.

como trabalhar com direitos humanos – pessoa de óculos sorrindo

Como é uma faculdade de Direitos Humanos?

Um curso de Direitos Humanos costuma ser uma especialização pra quem já se formou em Direito. O objetivo é capacitar o aluno não apenas pro âmbito nacional como também pro internacional.

A grade curricular desse curso geralmente inclui conteúdo relacionado a Direito Constitucional, Direito Civil e Direito Internacional. Além disso, é uma formação que prepara o aluno pra metodologia de pesquisa científica e didática.

Por fim, ao buscar por uma faculdade de Direitos Humanos, tenha atenção às qualificações dos professores e do curso em si. Por exemplo, é essencial que ele tenha reconhecimento do MEC pra ter validade e agregar valor às suas oportunidades.

Saber como trabalhar com Direitos Humanos é uma questão de buscar a formação correta pra atuar nessa área.

Assim, vai ser possível abrir as portas no meio nacional e internacional tendo a garantia desses direitos universais a todos os povos do mundo.

Lembre-se de que a qualificação certa é fundamental pra você alcançar as oportunidades que tanto sonha.

Por isso, aproveite pra conhecer o curso de Direitos Humanos e dar uma olhada nas outras especializações em Direito do Descomplica!