• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Veja como é simples ser uma pessoa organizada em 3 passos!

Não há dúvidas de que a capacidade de manter em ordem tudo ao redor é uma virtude. Contudo, não se trata de um “dom” nato, mas, sim, de uma habilidade que pode ser aprendida. Se você quer saber como ser uma pessoa organizada, este é o seu post!

A gente sabe que há indivíduos que realmente têm dificuldade de estruturar o que está ao entorno e, nesse sentido, não são contempladas apenas as questões relativas ao trabalho ou à arrumação de objetos, por exemplo. Ser organizado pode representar um desafio.

Afinal, a ausência da organização é algo que reflete negativamente nas mais diversas áreas e, por vezes, compromete o alcance de objetivos e o próprio bem-estar de maneira geral. Pensando nisso, a gente resolveu descomplicar pra você.

Em alguns passos simples e aplicáveis às mais diversas áreas da vida, você vai descobrir que se tornar alguém capaz de se organizar requer apenas a decisão de fazê-lo. Pronto pra colocar as nossas dicas em prática desde já? Bora lá conferir! 😀

relógio envolto de um lençol

1. Gerencie o seu tempo

Uma pessoa organizada e também disciplinada é, antes de tudo, alguém que sabe administrar o próprio tempo.

Então, aprender a gerenciá-lo com eficácia gera efeitos em tudo: cumprir horários, priorizar o que é importante (como projetos profissionais e metas de estudo), manter uma rotina etc. 

Nesse sentido, a palavra-chave é planejamento. Busque ter todas as atividades planejadas, fazendo isso diariamente ou semanalmente, de acordo com a viabilidade de programar o seu cotidiano.

No entanto, pra colocar esse primeiro passo em prática, lembre-se de que você deve ser realista. Logo, se você precisa, por exemplo, de ao menos uma hora pra se aprontar pra um compromisso, não considere um período inferior e comece a se arrumar 30 minutos antes, ok?

como ser uma pessoa organizada - mesa de escritório organizada

2. Deixe os ambientes sempre em ordem

Essa é mais uma dica que vale pra tudo: sua casa, seu carro, sua mesa de estudos ou de trabalho etc.

Ah! E nada de deixar, por exemplo, pra guardar aquele livro que você pegou da estante mais tarde, combinado? Se você terminou de utilizá-lo, interrompa o que estiver fazendo e coloque-o de volta no lugar.

O mesmo vale pra qualquer outra coisa, seja um material de escritório, seja um utensílio de cozinha, seja uma peça de roupa. Não importa! Ainda que pareça radical, acredite: fazer disso um hábito fará toda a diferença e, aos poucos, essa prática se tornará algo natural.

como ser uma pessoa organizada - pessoa escrevendo em um caderno

3. Anote o que precisa fazer e risque o que já foi feito

Não há mistério: ainda que você não tenha o costume de colocar em uma agenda (ou no bloco de notas do celular e, até mesmo, em um app próprio pra isso) o que precisa fazer, passe a anotar tudo. Ah! Mas tudo é tudo mesmo, viu?!

Se você tem que entregar aquele relatório pro departamento de finanças até às 17h, anote. Precisa recolher as peças de roupa do varal até o fim da tarde? Anote. Se você precisa ir ao banco fazer um depósito, já sabe né? Anote!

Acredite: isso garantirá que você não se esqueça de nenhum compromisso. Além disso, riscando cada item já feito da sua listinha, você também terá um controle maior sobre o que ainda precisa fazer e evitará procrastinar — o que pode botar tudo a perder, viu?!

Se você queria descobrir como ser uma pessoa organizada, tenha certeza de que, ao colocar esses 3 passos simples em prática, já será possível ver o seu cotidiano mudar! Mas não para por aí!

Afinal, se “planejamento”, “foco” e “gerenciamento” parecem termos impossíveis de incorporar ao dia a dia, você pode contar com cursos livres que o ajudarão!

Aqui no Descomplica, por exemplo, existem várias alternativas que serão valiosíssimas pra auxiliá-lo a superar tudo que representar um desafio pra você. E aí, parece interessante? Então, vem estudar com a gente! #Partiu?