• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Quer descobrir como ser persuasivo? Confira as melhores técnicas!

Você sabe como ser persuasivo? Aprender as técnicas e ter a capacidade de persuasão pode ser um diferencial no momento de procurar por um emprego e até mesmo pra praticar o marketing digital ou tradicional, quando se quer vender algo.

A comunicação persuasiva está cada vez mais presente nos dias atuais e ela é a responsável por convencer alguém que você está certo, que algo faz sentido ou que vale a pena. Não serve apenas pra vender produtos mas também pra vender ideias e pensamentos. 

Portanto, neste texto, iremos abordar um pouco mais sobre o que é o discurso persuasivo, como colocar em prática com dicas e muito mais. Sendo assim, continue a leitura porque iremos nos aprofundar no assunto.

cultura de inovação - duas pessoas conversando sentadas

Como ser persuasivo, sedutor e convencer alguém?

O primeiro passo pra ser uma pessoa persuasiva é usar a autoestima a seu favor. Ninguém compra uma ideia ou produto de uma marca que parece não ter certeza do que está falando ou fazendo.

Por isso, mostre que sabe, que entende o que está ofertando. Esse também é um dos pontos cruciais pra começar a praticar o copywriting e storytelling

O estudo pode ajudar com isso. “Estudo é poder”! Quem nunca ouviu o ditado? Ele traz conhecimento e faz com que as pessoas saibam como fazer, tenha mais autoestima e liberdade. 

Neste caso, o estudo faz com que você saiba como se direcionar pra um público exato, quais palavras usar, como fazer a prática de gatilhos mentais e de vários outros aspectos relevantes que causem emergência, necessidade e conversão.

cultura de inovação - pessoa mexendo no notebook

O que fazer para ser mais persuasivo?

Aprender a ser persuasivo é um caminho longo. Mas, deve-se saber que muitas vezes não é sobre estar certo: é sobre ter a capacidade de convencer alguém mesmo estando errado.

Exemplo disso são os grandes líderes ditatoriais: Hitler, por exemplo, foi uma pessoa persuasiva ao abordar sobre o nazismo com os alemães, os convenceu que o judaísmo não deveria ser aceito. 

Outro exemplo foi Stalin que criou um grande exército enquanto o povo estava passando fome, pagando mais impostos. Uma pessoa persuasiva é aquela que sabe convencer. 

E, pra isso, um dos pontos chaves é entender com quem se fala, quais são as fraquezas desse público, o que eles pensam. Dessa forma, será possível criar gatilhos mentais pra atingir essas pessoas. 

Vamos dar um exemplo do marketing, que é um dos mais fáceis de entender. Supondo que você trabalhe em uma agência de redação, nela, os textos pra WEB não estão trazendo o resultado esperado visto que os redatores não são especializados nesse tipo de criação ou não conhecem os algoritmos do Google e regras SEO. 

Então, alguém que queira vender um curso de SEO, pode usar essa dor da agência pra convencer a comprar. Podem, por exemplo, usar a dor de não conseguir os resultados pra fazer com que a marca sinta o gatilho de necessidade. Ponto interessante, né?!

E então, gostou do nosso artigo de como ser persuasivo? Não esqueça de vir conhecer nossos cursos livres do Descomplica. Tem muita coisa legal que vai te ensinar a colocar todas as regras em prática!