• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Aprenda agora como se concentrar nos estudos com essas 4 dicas!

Como se concentrar nos estudos se tornou uma dúvida crescente e um dos maiores desafios pra enfrentarmos atualmente. Não é pra menos, são tantos estímulos e opções de distração que é quase impossível focar em algo que, muitas vezes, parece nada atrativo, não é mesmo?

Calma, antes de sair por aí rasgando as folhas do caderno, leia esse artigo curtinho, mas com dicas práticas e com ótimas soluções pra você se livrar da procrastinação e conseguir melhorar sua concentração nos estudos. Confira!

como se concentrar nos estudos - pessoa com máscara de dormir na cabeça

1. Cuide da sua saúde

Essa pode ser a mais importante de todas, afinal, se a sua “máquina” não estiver funcionando direito, nem “reza brava” resolve o problema, não é mesmo? E muitas vezes não conseguimos focar nos estudos porque a saúde está precisando de uns ajustes.

Por isso, dormir bem e com qualidade é essencial pra driblar a falta de concentração nos estudos e desenvolver o controle emocional. Mas não adianta dormir até o meio dia, viu?!

Respeitar o ritmo circadiano do corpo é importante, ou seja, tente dormir entre 23:00 e 07:00 da manhã. Comida boa — que é aquela feita em casa e que inclui frutas e verduras, não fast food — e um pouco de atividade física também ajudam a preparar o cérebro pra tarefa.

como se concentrar nos estudos - agenda aberta, lápis, clipes e óculos sobre a mesa

2. Crie uma rotina de estudos

Uma dica fundamental pra se concentrar nos estudos é criar uma rotina com uma agenda de estudos. Na verdade, não só nos estudos, inclua também suas outras tarefas diárias e até os momentos de descontração. Quando a mente sabe o que fazer é muito mais fácil ter foco.

O cantor e poeta Renato Russo já dizia em uma de suas músicas “disciplina é liberdade”. Pode parecer contraditório, mas a rotina pode libertar você do ciclo da procrastinação, porque você sabe que é uma coisa que precisa fazer naquele momento e depois terá tempo livre pra outras atividades.

como se concentrar nos estudos - prancheta, lápis e notebook sobre a mesa

3. Aprenda a fazer esquemas e resumos

A repetição é uma boa forma de assimilar um conteúdo, por isso, quando você anota ou reescreve partes importantes de uma matéria, aumenta as chances de entender e lembrar dela depois.

Prefira escrever à mão, pois isso exige mais atenção e ajuda na concentração.

Além de ajudar a estudar, esses resumos serão uma fonte importante de consulta pra uma revisão ou estudo antes de uma prova.

como se concentrar nos estudos - tela do celular com ícones de redes sociais em destaque

4. Limite o uso da tecnologia

Pra quem estuda 100% online pode ser mais difícil, afinal, você depende dela pra acessar as aulas e o conteúdo, não é mesmo? Pra resolver isso, feche todas as redes sociais e silencie as notificações, assim você não cairá em tentação quando ouvir o “plim”.

Deixe pra dar aquela olhadinha nos seus intervalos programados e, ainda assim, desenvolva disciplina e determinação pra não ultrapassar o tempo de folga. Esteja consciente do que precisa ser feito e respeite.

Escutar música também pode ajudar a se concentrar nos estudos, desde que você não largue a matéria pra estrelar o seu show de dublagem, combinado?

Essas são dicas básicas de como se concentrar nos estudos, mas muito importantes. Anotou aí? Aí vai mais uma: aprenda a identificar o que pode interferir na sua concentração e, acima de tudo, aja com honestidade, afinal, “mentir pra si mesmo é sempre a pior mentira”, já dizia Renato Russo.

Então, agora que você conheceu as melhores dicas de estudo, a gente te pergunta: quer estudar em uma faculdade que nasceu pro mundo digital e sabe aproveitar o melhor da tecnologia? Então conheça a Faculdade Descomplica!