• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Como empreender: 6 dicas essenciais para quem vai começar do zero

Que tal ser dono do próprio negócio? Esse é o sonho de muita gente. Porém, ter uma ideia boa não é o suficiente para ter sucesso no mercado. É preciso saber como empreender.

Isso envolve ter um bom planejamento, conhecimento de gestão e desenvolver certas habilidades.

Além disso, você deve ter muita força de vontade para superar os desafios que vão aparecer.

Assim, você terá a alma de empreendedor, isto é, saberá exatamente o que fazer para ver seu sonho deixar de ser uma ideia e se transformar em algo palpável.

Por isso, a gente preparou um guia com dicas incríveis que vão ajudar você a trilhar o caminho para o sucesso. Confira!

como empreender – pessoa segurando placa com desenho de lâmpada

1. Comece pela ideia

Antes de tudo, determine a ideia do seu negócio. Ou seja, defina qual será o seu produto ou serviço. Você não precisa necessariamente criar algo inédito ou reinventar a roda.

A forma mais comum (e muito eficaz) é pensar em algo que atenda as necessidades das pessoas. Logo, você pode oferecer uma nova solução, adaptar alguma que já existe ou mudar a forma de vender.

Por exemplo, se você quer abrir um negócio da área de confeitaria, você pode:

  • vender algo que não é vendido na sua região, como doces americanos (cupcakes, donuts, brownies, cookies, panquecas, cinnamon rolls, apple pie, entre outros);
  • vender algo que já existe no local, mas com sabores diferenciados. Isto é, se já existe alguma doceria que vende esses produtos, aposte em outros sabores e em uma apresentação mais elaborada;
  • vender algo que já é popular, mas de forma diferente, como food truck ou entrega apenas por delivery.

O segredo é pensar algo que as pessoas têm interesse e acrescentar um bom diferencial para chamar a atenção ou suprir as necessidades de uma maneira melhor que a concorrência.

como empreender – botões de escolha nas cores vermelho, verde e azul

2. Escolha um caminho familiar

Buscar uma área com a qual você já tenha certa familiaridade é um excelente ponto de partida para ter sucesso na carreira.

Pode ser algo relacionado a sua profissão ou mesmo algum hobby. Afinal, quantas histórias você conhece de pessoas que largaram seus empregos e começaram um negócio ligado a alguma paixão antiga?

Isso dá ainda mais motivação para superar os desafios. Além do mais, você já vai ter certo conhecimento sobre o mercado, público-alvo, preferências e, ainda, terá boas ideias para criar diferenciais para o seu produto ou serviço.

pessoa olhando para cima com expressão de dúvida

3. Descubra o que é preciso para começar

Depois de definir sua ideia, chegou a hora de analisar o que é necessário para iniciar sua carreira de empreendedor. E isso varia conforme cada tipo de negócio.

Por exemplo, se você pretende trabalhar com marketing digital, você pode começar sozinha em casa. Basta ter um bom computador conectado à internet e montar um cantinho para o seu home office.

Mas, se a sua ideia é ir para o ramo da estética, por exemplo, você vai precisar de uma sala adequada, com maca e demais equipamentos.

Já se você vai montar uma loja física, você vai ter que alugar um ponto, reformar, mobiliar, ter um estoque e, provavelmente, contratar um funcionário.

Ou, então, como no exemplo no tópico anterior, se a ideia é algo ligado à confeitaria, vai precisar dos equipamentos certos, embalagens, ingredientes, formas, um bom forno e assim por diante!

como empreender – pessoa escrevendo no caderno

4. Faça um plano de negócios

Agora é a hora de colocar suas ideias no papel. Esse passo é fundamental para saber como empreender sem erros.

Fazer um plano de negócios é elaborar um roteiro detalhado sobre tudo o que seu negócio vai precisar para começar. Ele vai servir como um guia para você tomar as melhores decisões.

Por esse motivo, você deve sempre consultar esse documento. Além disso, deve fazer revisões e readequações sempre que necessário. Sem ele não há como empreender!

Mas, não se preocupe: fazer esse planejamento não é difícil. Porém, é preciso que ele tenha alguns elementos. Veja quais são:

  • nome da sua empresa e a área em que vai atuar;
  • descrição do seu produto e quais diferenciais ele tem;
  • estudo do mercado e da concorrência, ou seja, uma análise sobre como é a procura por esse tipo de produto e o que as outras empresas oferecem. A partir daí, fica mais fácil entender o que fazer de diferente para ganhar espaço e atrair clientes;
  • definir seu público-alvo e listar suas necessidades;
  • plano operacional, ou seja, como o seu negócio vai funcionar;
  • modelo de negócio, isto é, como vender;
  • plano financeiro (dinheiro necessário para iniciar e manter sua empresa, como capital inicial, capital de giro etc.);
  • plano de marketing, que é como você vai divulgar seu produto;
  • seus pontos fortes e fracos. Isso vai ajudar você tanto a identificar oportunidades quanto a entender onde precisa melhorar.
como empreender – pessoa olhando para a tela de um computador

5. Faça cursos para saber mais como empreender

Quanto mais conhecimento você tiver, menores vão ser os riscos para o seu negócio. Há diversos cursos (inclusive de pós) que você pode fazer a distância.

Desse modo, você pode fazer da sua casa e nos horários que a sua rotina permitir. Quer se destacar no mercado? Então, vá além.

Comece pelos cursos básicos sobre administração e gestão, e aprofunde-se no tema. Logo, faça também cursos de vendas, marketing e demais assuntos que envolvem o seu segmento.

como empreender – pessoa palestrando sentada para outras pessoas

6. Atualize-se sobre como empreender

Como o mercado é bastante dinâmico, o ideal é sempre se manter atualizado. Assim, você vai sempre acompanhar as tendências, identificando boas oportunidades e sabendo sempre mais.

Por isso, frequente palestras, congressos e feiras. Isso também vai te ajudar a fazer novos contatos, firmar novas parcerias, conhecer outros fornecedores e ser reconhecido no meio.

Além disso, acompanhe o que acontece no setor por meio de páginas na internet e redes sociais. Certamente, você vai ter muitos insights para tomar as melhores decisões e, até mesmo, para expandir seu negócio.

Pronto! Agora que você já sabe como empreender, é hora de colocar a mão na massa para conquistar seu objetivo. Ser dono do próprio negócio é realmente uma grande conquista.

Portanto, dedique-se a sua nova carreira e mantenha-se sempre atualizado sobre o que acontece no mercado. Desse modo, você vai alavancar suas vendas e trilhar um caminho certo para o sucesso!

Quer ter todo o conhecimento necessário para empreender? Então, vem estudar com a gente. Escolha o seu curso e estude de um jeito descomplicado!