• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Como emitir certificado de curso livre?

Com as facilidades tecnológicas de hoje em dia, saber como emitir certificado de curso livre é a única barreira até poder fazer isso regularmente. Assim, você pode oferecer conteúdo educativo e reforçar o seu nome ao atestar o aprendizado dos seus alunos.

Essa é a grande revolução proporcionada pelos cursos livres. Como o próprio nome já diz, são alternativas menos rígidas do que cursos tradicionais, o que também se aplica à emissão de seus certificados.

Quer saber mais? Então, fique de olho nas informações a seguir pra entender como emitir certificado de curso livre.

como emitir certificado de curso livre – tela do notebook com pessoas em videoconferência

Quem pode emitir certificados de cursos?

A principal diferença nesse caso é que a pessoa ou a instituição não precisam ter reconhecimento do MEC pra emitir certificados dos cursos. Ou seja, é algo indicado pra quem produz conteúdo e tem interesse em entregar esse valor adicional aos seus participantes.

Além de cursos livres, esse tipo de certificado também pode ser obtido a partir de eventos, workshops, congressos, palestras e até mesmo atividades complementares de cursos de graduação e especialização.

Por conta disso, um certificado de curso livre costuma atuar como um atestado de presença. É uma prova de que o aluno frequentou as aulas e extraiu o valor buscado a partir daquele conteúdo.

como emitir certificado de curso livre – pessoa assistindo a uma aula pelo notebook

O que é preciso para emitir um certificado de curso livre?

Não é porque emitir certificado de curso livre dispensa regulamentação do MEC que você pode deixar essa tarefa à mercê da bagunça. Então, é preciso ficar de olho em alguns pontos importantes pra garantir o seu sucesso em longo prazo. Confira!

Lembre-se dos elementos essenciais

Todo certificado de curso livre precisa ter informações básicas, como: nome do aluno, assinaturas, carga horária, local, data e o logo da sua instituição. Além disso, você pode customizar a aparência dele pra se adequar à sua identidade visual.

Decida entre digital ou físico

Ao falar de como emitir certificado de curso livre, é preciso escolher o formato ideal pra ele. Então, é comum que a escolha fique entre o físico e o digital. Enquanto o primeiro é mais trabalhoso porque requer impressão e envio pro aluno, no segundo basta mandar um PDF.

Use uma plataforma de emissão

Criar certificados manualmente é totalmente desnecessário, já que a tecnologia está aqui pra ajudar nisso. Afinal, você pode usar plataformas de emissão de certificado em que é só inserir os dados do aluno e gerar o PDF.

Mantenha contato com os alunos

Esse ponto não é exatamente sobre a emissão de certificados, mas, sim, pra sobrevivência do seu curso. Afinal, vale a pena manter contato com essas pessoas pra enviar ofertas de novos cursos e demais eventos que sejam interessantes pra elas.

como emitir certificado de curso livre – pessoa colocando fone de ouvido

Como emitir certificado de graça?

Agora que você já sabe como emitir certificado de curso livre, resta conhecer algumas formas de fazer isso sem gastar muito.

Quer ver? A seguir, estão algumas sugestões de como emitir certificado de graça.

Doity

Essa é principalmente uma plataforma de inscrição pra eventos, mas também emite certificados de participação. Apesar de ser paga, a Doity é grátis pro uso em cursos gratuitos com até 3 mil inscrições.

Canva

O Canva é um serviço que possibilita criar todo tipo de arte digital pra diversos fins, desde posts pra redes sociais até certificados. Então, basta selecionar esse formato a partir dos modelos e customizar o visual pra se adaptar às suas necessidades. Ao final, basta exportar como PDF.

Even3

O Even3 tem um gerador de certificado interativo fácil de usar em seu site. Então, basta seguir as orientações que aparecem na tela pra inserir as informações necessárias e baixar o PDF que você deseja ao final.

Saber como emitir certificado de curso livre é um passo importante pra essa atividade fazer parte da sua rotina.

Esse tipo de atestado não requer regulamentação do MEC, sendo menos rígida, mas com etapas importantes mesmo assim. Siga as orientações do post e comece a emitir seus certificados.

Já que o assunto é sobre cursos livres, o que acha de estender as suas qualificações? Conheça os cursos livres EaD do Descomplica e conquiste mais oportunidades no seu mercado.