• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Como colocar cursos livres no currículo?

Já parou pra pensar em como colocar cursos livres no currículo? A opção pode pintar principalmente na hora de dar aquele up na carreira gastando menos. Ainda assim, muitas pessoas ainda têm dúvidas se o modelo é aceito pelo mercado. Afinal, será que as empresas estão buscando profissionais certificados?

A resposta é: sim. Os cursos não só ajudam a se aprofundar em um assunto, como são importantes no desenvolvimento de hard skills. Assim, os recrutadores entendem o profissional como alguém com conhecimento técnico. A atualização é importante, servindo como um diferencial.

Isso porque o mercado muda rapidamente, trazendo frequentemente uma boa dose de desafio. Mas será que realmente vale a pena colocar os cursos no currículo? Mas como fazer isso? A gente vai mostrar pra você as respostas nos próximos tópicos. Confira!

Leia também: Como emitir certificado de curso livre?

Vale a pena colocar cursos livres no currículo?

Vale a pena colocar cursos livres no currículo?

Na maior parte das vezes, a resposta pra essa pergunta é: sim. Os cursos livres mostram um aprofundamento em alguma expertise ligada à vaga desejada. Às vezes, a relação não é tão óbvia, mas isso não significa que não exista. Por isso, profissionais que não se atualizam há anos podem ter desvantagem nos processos seletivos.

Ainda assim, você pode descobrir se vale a pena pôr o curso quando se encaixa em certas funções. Por exemplo, o upskilling, adicionando qualificação relacionada a uma área em que já há domínio. Outra situação é o reskilling, simbolizado pelo investimento em novas competências.

Por fim, a escolha deve fazer sentido pro seu planejamento de carreira. Nada de fazer porque o amigo fez, ok? O ideal é observar as experiências que já fazem parte da sua bagagem e procurar preencher as lacunas ou aprimorar os pontos fortes.

Como colocar cursos livres no currículo?

Como colocar cursos livres no currículo?

Entender como colocar cursos livres no currículo não é uma tarefa complicada. Você pode começar usando ordem cronológica inversa. O que isso significa? Na prática, que as certificações são exibidas da mais recente pra mais antiga.

Se você é do tipo que ostenta certificados, vale tomar alguns cuidados. A aposta deve ser na educação relevante pra vaga escolhida. Por isso, colocar todos os seus cursos unicamente pra impressionar talvez não seja uma boa ideia.

O ideal ainda é investir em uma abordagem que faça sentido pro seu nível de experiência. Isso significa que os conteúdos mais específicos são reservados às vagas com cargos mais altos. Nesse caso, procure reparar na nomenclatura do cargo. Por exemplo, “sênior”, “pleno” e “júnior”.

Saber como colocar cursos livres no currículo ajuda na hora de se destacar ao concorrer por aquela vaga desejada. As certificações são curtas e servem como um atalho pra crescer na vida profissional de forma econômica.

Como escolher o curso ideal? Você pode começar aprendendo sobre as qualidades profissionais mais buscadas do mercado. A partir delas, é possível procurar os cursos que mais correspondem, investindo nas opções em que há mais demanda.

Você sabia que os cursos do Descomplica podem ser assistidos pela web e até offline no app — permitindo o acesso às aulas sem gastar dados de internet? Ainda é possível conferir várias promoções. Renove o seu currículo e vem estudar com a gente!