• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Como aumentar a concentração: veja 5 dicas incríveis

Você está estudando e a cada notificação dos aparelhos eletrônicos a mente se perde e fica curiosa pra abrir as novas mensagens? Pois é! É comum que este tipo de situação aconteça e manter o foco é um desafio. Por isso, a cada dia mais, as pessoas procuram saber como aumentar a concentração.

Em um mundo rodeado de notificações de tablets, smartphones, computadores e até smartwatches, é imprescindível saber filtrar e manter uma rotina pra se manter produtivo. Pra isso, você pode contar com algumas dicas valiosas que estão neste artigo de como aumentar a concentração. Confira!

1. Como aumentar a concentração: pratique atividade física

A atividade física não faz bem só pra parte física, mas ela também é essencial pra mente. Além de ser uma boa arma contra a ansiedade, que também pode atrapalhar o foco, ela ajuda a se manter concentrado no que se está fazendo.

Consequentemente, esse padrão ajuda a manter a disciplina não só enquanto você pratica o exercício, mas também em outras áreas da vida, como na hora de se concentrar pra trabalhar.

2. Desative as notificações quando sentir necessidade

Se as notificações dos aparelhos eletrônicos são um obstáculo pra sua produtividade, desativá-las pode ser um meio eficaz de aumentar a concentração.

No entanto, caso você esteja esperando uma mensagem importante, é possível escolher contatos de emergência no seu celular. Nesse caso, sempre que as pessoas dessa lista entrarem em contato, uma notificação aparecerá. O restante ficará silenciado e você poderá conferir quem te chamou quando pegar o aparelho.

3. Estipule um horário para verificar suas mensagens

O smartphone e outros aparelhos eletrônicos deixaram a vida muito mais prática, certo? Porém, se não houver um equilíbrio no uso dessas ferramentas, ele pode sabotar sua gestão de tempo, trazendo aquela sensação de que o dia passou e você não fez tudo o que precisava.

Pra evitar que os dias passem dessa forma, o ideal é estipular horários do dia pra verificar mensagens. Por exemplo, você pode verificar e-mails no primeiro horário da manhã, à tarde e no final do expediente. Assim, é possível responder pendências sem demora, mas também sem atrapalhar o trabalho.

4. Faça uma lista de tarefas

Organização é uma das palavras-chave quando o assunto é como aumentar a concentração. Fazer uma lista na noite anterior de tudo o que você precisa fazer no dia seguinte pode ajudar muito a manter o foco e cumprir as responsabilidades.

Portanto, dica é elencar em ordem de prioridade, como o exemplo a seguir:

  • pagamento de contas a vencer;
  • lançamento de notas fiscais;
  • entrega de material pra clientes;
  • consulta médica às 17 horas.

Dessa forma, a lista de afazeres deixa o dia organizado e dá clareza às prioridades daquele momento pra que você não se perca e consiga encaixar outras atividades ou problemas no trabalho que possam aparecer.

Leia também: Mindfulness: conheça a técnica de atenção plena

5. Use técnicas para aproveitar mais o tempo

Se você tem dificuldades em focar no que está fazendo sem sofrer com distrações externas, algumas técnicas podem ser aplicadas pra tornar o tempo produtivo.

A técnica Pomodoro, por exemplo, consiste em dividir o tempo a cada 30 minutos. Programe um timer pro tempo de 25 minutos e, nesse período, comprometa-se a realizar por inteiro a atividade que precisa. Depois, nos 5 minutos restantes, descanse e repita a operação.

As dicas de como aumentar a concentração não só ajudam a melhorar o foco, mas também deixam o dia mais produtivo e ajudam a deixar a ansiedade de lado. Outros artifícios como a meditação, o hábito da leitura e aproveitar momentos de lazer também são importantes ara ajudar nessa missão.

Aumentar a produtividade e melhorar a concentração é preciso principalmente quando se tem uma carreira pra administrar, certo? Então, que tal conferir os cursos da Faculdade Descomplica e transformar sua vida profissional?