• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Ciência da Computação: salário, como é a profissão e mais

Ao pensar na área de Ciência da Computação, salário é um dos critérios que muita gente pensa. Afinal, todo mundo quer poder se sustentar a partir da própria profissão, certo?

Um curso como esse é ideal pra quem ama ciências exatas e programação. O dia a dia dessa carreira envolve desenvolver soluções alinhadas com os objetivos dos projetos da empresa, além de se atualizar constantemente sobre as tendências da área.

Só que muita gente tem dúvidas a respeito do salário em Ciência da Computação. Será que dá pra ganhar bem ao se formar nesse segmento e buscar vagas de qualidade no mercado de trabalho?

A seguir, você confere essa e outras informações importantes sobre a formação em Ciência da Computação. Aproveite!

ciência da computação salário – profissional trabalhando com linguagem de programação

O que faz um cientista da computação?

A área de Ciência da Computação envolve o desenvolvimento de softwares com o intuito de atender às necessidades dos usuários. Com isso, o profissional utiliza linguagens de programação pra atingir os seus objetivos.

Esse trabalho pode envolver desde a criação de apps pra celular até complexos sistemas de gestão personalizados pra certas empresas. O ponto crucial da profissão envolve entender as demandas do usuário e criar o produto certo pra ele.

👉 Teste 15 dias grátis o curso de Ciência da Computação na Descomplica Faculdade Digital

As atividades de quem se forma em Ciência da Computação também podem estar no setor de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) das empresas.

A seguir, confira uma lista com os principais cargos que existem dentro da área de Ciência da Computação:

  • analista de softwares ou sistemas;
  • programador;
  • engenheiro de software;
  • gerente de TI;
  • desenvolvedor.
ciência da computação salário – profissional trabalhando com linguagem de programação

Qual é a média de salário em Ciência da Computação?

Quem faz Ciência da Computação costuma ganhar em média um salário de R$ 2.911,00. Além disso, os estados brasileiros com melhores valores pra essa carreira são o Distrito Federal, São Paulo e Rio de Janeiro.

👉 Descubra o salário de cada profissão com o Quanto Ganha

Dentro da área, certas especialidades se destacam por conta de salários mais altos. Por exemplo, a maior média de ganhos vai pra quem é programador de sistemas de informação, que é de R$ 3.060,00.

Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), baseados em mais de 22 mil contratações que ocorreram em 2019.

ciência da computação salário – profissionais trabalhando com linguagem de programação

Como está o mercado de Ciência da Computação?

Com cada vez mais negócios dependendo da tecnologia pro seu funcionamento, o mercado de Ciência da Computação está bastante aquecido. Então, isso se converte em ótimas oportunidades pra quem ingressa nessa carreira.

Quem se forma em Ciência da Computação tem uma ampla seleção de lugares em que pode trabalhar, como órgãos públicos, empresas de TI, indústrias e até com pesquisas na área.

Confira o Guia de Carreiras sobre Ciência da Computação

Por fim, as oportunidades no mercado de Ciência da Computação melhoram ainda mais caso o profissional busque por especializações. Assim, ele poderá conquistar salários melhores e disputar vagas mais valiosas.

A área de Ciência da Computação oferece bons salários e um grande volume de oportunidades pra profissionais formados. Além disso, possibilita ainda mais valorização por meio de especializações. Então, se você está pensando em seguir essa carreira, aproveite pra começar logo.

Quer uma dica de como fazer isso? Acesse o site e conheça o curso de Ciência da Computação da Faculdade Descomplica!