• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Áreas da Engenharia Civil: conheça as 5 principais atuações

Você sabia que existem várias áreas da Engenharia Civil? Esse profissional pode trabalhar com uma série de atividades diferentes. Portanto, pode optar por aquela com a qual tem mais afinidade. 

Um curso de Engenharia Civil prepara o aluno pra atuar em uma grande variedade de segmentos. Ele poderá trabalhar com a construção de edifícios, estruturas de esgoto e até mesmo ser consultor de segurança.

Esse rápido recorte ilustra como há bastante diversidade entre as áreas da Engenharia Civil. Então, pra se realizar profissionalmente, é fundamental que você tenha em mente quais são os seus objetivos. A partir daí, basta se familiarizar com cada uma delas.

O primeiro passo envolve o entendimento sobre as diferentes áreas da Engenharia Civil. A partir de agora você conhecerá as 5 principais a seguir:

profissionais de engenharia em uma construção

1. Construção civil

A área de construção civil é uma das mais lembradas da Engenharia Civil. Ela diz respeito ao planejamento e execução de projetos de diversos tipos de obras. Também inclui o envolvimento com as diversas etapas desse processo.

Ou seja, o engenheiro civil atua na decisão de quais materiais utilizar, quais técnicas de construção serão empregadas e até os toques finais do acabamento.

Dessa forma, ele fica encarregado de acompanhar um projeto desde o seu início até a conclusão.

áreas da engenharia civil - pessoa com equipamentos de proteção individual

2. Segurança do trabalho

A área de segurança do trabalho é outra que contrata muitos engenheiros civis. Em resumo, é um trabalho que envolve a fiscalização de construções pra garantir o cumprimento de leis de proteção às vidas dos trabalhadores.

Vale ressaltar que a área de segurança do trabalho também emprega profissionais de outros segmentos pra compor seu corpo de atuação.

Dessa forma, o engenheiro civil atua sob a ótica do seu campo de experiência que envolvem as construções.

Para se especializar na área, há uma formação específica para isso. Caso queira conhecer mais sobre o curso, confira nosso artigo sobre Engenharia de Segurança do Trabalho.

áreas da engenharia civil - água saindo da torneira

3. Saneamento básico

Outra opção entre as áreas da Engenharia Civil é a de saneamento básico. O engenheiro civil tem a possibilidade de focar o seu trabalho em obras relacionadas ao abastecimento de água, tratamento de esgoto, entre outros.

Esse é um trabalho bastante abrangente, já que pode envolver projetos de diferentes escalas.

Por exemplo, o engenheiro civil pode ser responsável por levar saneamento básico a uma região que não o possui ou aprimorar uma estrutura já existente.

maquinário de construção civil escavando

4. Infraestrutura de transportes

O funcionamento de qualquer país depende da qualidade de sua infraestrutura, especialmente a de transportes.

Então, uma das áreas da Engenharia Civil que o profissional pode escolher, diz respeito ao planejamento e execução de projetos relacionados a rodovias, hidrovias, ferrovias, entre outros.

Nesse setor, o objetivo é sempre o de interligar regiões distantes com a estrutura mais adequada. Ou seja, fica a cargo do engenheiro civil identificar as necessidades de cada via e dispor dos recursos corretos.

áreas da engenharia civil - terreno com marcações de escavação

5. Geotécnica

Quem faz Engenharia Civil também tem a opção de trabalhar com uma área altamente especializada, como a da Geotécnica. Ou seja, é a atuação voltada pra mecânica dos solos, o que envolve projetos de escavações, barragens, entre outros.

Por envolver conhecimentos avançados e ser fundamental pra diversos tipos de projetos, profissionais de geotécnica são altamente valorizados. No entanto, também precisam de qualificações aprofundadas.

Conhecer as áreas da Engenharia Civil é essencial pra qualquer um que está cogitando seguir essa carreira.

Afinal, existe uma grande variedade entre as opções, permitindo optar por aquela com a qual você tem mais afinidade.

👉 Confira o Guia de Carreiras sobre Engenharia Civil

Agora, leve em conta os seus objetivos e busque a qualificação certa.

Já que o objetivo é se qualificar pra ter mais valor no mercado, o que acha de se especializar? Acesse o site e conheça a Pós-graduação Online Descomplica.