• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Conheça 8 áreas da Nutrição e comece a estudar hoje mesmo!

Você tem dúvidas sobre quais são as melhores áreas da Nutrição? Já chegou a pensar sobre as possibilidades que a carreira proporciona ao crescimento profissional? 

Pra início de conversa, saiba que o mercado de saúde está com tudo! Portanto, quem planeja seguir nesse caminho e ser nutricionista encontrará ótimas oportunidades.

Além disso, a Nutrição é uma atuação ampla. Isso significa que é possível encontrar opções pra todos os perfis!

Então, se você quer conhecer alguns dos caminhos, #sóvem! A seguir, a gente separou as melhores áreas da Nutrição pra você conhecer!

1. Nutrição Clínica

É a área mais tradicional! Em Nutrição Clínica, você trabalha prescrevendo dieta aos mais variados pacientes. No dia a dia, você vai atender pessoas com diabetes, outras com hipertensão ou indivíduos que querem uma dieta vegana, por exemplo.

Assim, é preciso ter conhecimentos de vários distúrbios e condições, já que será necessário suprir necessidades e demandas individuais.

Pessoa deitada em cama de hospital

2. Terapia Nutricional em Cuidados Intensivos

Se você já fez algum estágio em hospital, deve ter reparado que grande parte das pessoas internadas em UTIs apresenta certas características em comum, como perda de peso e fraqueza, não é mesmo?

A alimentação exerce um suporte fundamental pra recuperação do organismo. E é aí que entra o papel da nutrição em cuidados intensivos. 

Na prática, você precisa entender de tratamento nutricional exclusivo a enfermos, que pode ser via oral ou enteral. Uma baita responsa, né? Mas, com certeza, você será alguém que fará toda a diferença na vida das pessoas!

3. Nutrição Materno Infantil

Especialistas em Nutrição Materno Infantil trabalham com gestantes, lactantes e crianças. O objetivo é melhorar a saúde dessa população por meio de comportamentos preventivos e intervencionais.

Uma das relevâncias aqui é que a boa nutrição é uma das principais responsáveis pelo desenvolvimento físico e intelectual infantil, sendo capaz de reduzir a manifestação de diversos transtornos.

4. Nutrição em Oncologia

Trabalhar com pacientes oncológicos é uma das áreas da Nutrição mais desafiantes, mas, ao mesmo tempo, mais bonitas. Imagine só: você vai ajudar pessoas em tratamento de câncer a obter melhores respostas por meio de uma alimentação adequada.

Assim, é preciso estudar sobre os mais diversos tumores, reações de quimioterapias, exames laboratoriais e fármacos, por exemplo.

6. Nutrição Esportiva

Curte esportes e dietas especiais? Então, #seliga nessa carreira! Nutricionistas esportivos atendem atletas, personal trainers e pacientes com objetivos bastante específicos. Por exemplo: ganhar massa muscular e perder um percentual de gordura.

Na prática, é preciso ter conhecimentos profundos sobre anabolismo, catabolismo, metabolismo, rendimento físico, suplementos nutricionais e terapias hormonais.

Essa costuma ser uma área da Nutrição com um ótimo retorno financeiro, já que esses perfis de pacientes não medem esforços (e dinheiros) pra alcançar os objetivos. 

Mulher vestindo um top, com o cabelo preso em um rabo e se exercitando

7. Nutrição Estética

Da mesma forma como a anterior, essa também é uma das áreas da Nutrição mais rentáveis. A Nutrição Estética tem foco na autoestima do paciente. No dia a dia, você vai lidar com temas como flacidez, celulite, emagrecimento e aumento de músculos.

Com isso, é importante ter conhecimentos da ação de nutracêuticos na prevenção de rugas e modulação hormonal, por exemplo.

Fita métrica e remédios

8. Nutrição em Obesidade e Emagrecimento

A OMS (Organização Mundial da Saúde) considera a obesidade uma doença crônica. Pessoas com essa condição costumam ter propensão a outras enfermidades como diabetes e pressão alta.

Existem várias causas pra obesidade, entre elas depressão, distúrbio metabólico e transtornos alimentares. Geralmente, o trabalho aqui é multidisciplinar. Significa que você precisará se comunicar com psicólogos, endocrinologistas e gastroenterologistas.

Enfim, são diferentes áreas da Nutrição, mas todas bem interessantes e com possibilidades promissoras. O mercado de saúde se mostra cada vez mais valorizado, então se você deseja apostar na carreira, sejoga!

👉 Confira o Guia de Carreiras sobre Nutrição

Mas não esquece que investir nos seus estudos é fundamental pro sucesso, viu? Sendo assim, conheça as opções de pós-graduação da Pós Descomplica!