• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

As 8 áreas da Enfermagem que você precisa conhecer!

O curso de Enfermagem prepara os estudantes pra atuarem na área de saúde por meio da prevenção, da proteção e de tratamentos. No entanto, a prática de enfermaria vai além disso. Esse universo de trabalho é imenso, por isso, abrange várias áreas da Enfermagem.

Se você se identifica com a graduação, então precisa saber que ela proporcionará conhecimentos generalistas e, quando você for pro mercado, precisará escolher uma opção no meio de muitas.

Pensando nisso, a gente separou as principais carreiras de Enfermagem pra você conhecer. Se liga!

Áreas da enfermagem - Enfermeiro segurando um bebê recém nascido

Áreas da Enfermagem: conheça as 8 principais

Chegou a hora de conhecer um pouco mais sobre cada área e descobrir qual você se identifica mais. Bora lá?

1. Neonatal e Pediatria

Profissionais de neonatal e pediatria lidam diretamente com a saúde de recém-nascidos e de crianças. É preciso entender sobre todas as fases de desenvolvimento, além de estar por dentro dos principais direitos infantis, em especial os relacionados à saúde e ao bem-estar.

Você pode atuar em hospitais e em clínicas, mas, de modo geral, trabalhará com uma equipe multidisciplinar. No dia a dia, lidará com temas como aleitamento materno, patologias da infância e prestará assistência à família das crianças internadas, por exemplo.

2. Auditoria em Enfermagem

Tem habilidades pra atuar em um cargo de liderança, inspecionando e fiscalizando instituições de saúde? Quem curte a área precisa trabalhar com muita ética e humanização.

Auditoria em Enfermagem tem o objetivo de manter a qualidade no atendimento dos profissionais de um hospital. Eles analisam documentos de procedimentos realizados, verificam guias de planos de saúde, previnem falhas e tentam encontrar irregularidades.

Pessoa fazendo um sinal de joia. Ela está paramentada com uniforme, touca, máscara e um estetoscópio.

3. Controle de Infecção Hospitalar

Só pelo nome, já deu pra perceber que é uma das áreas da Enfermagem que demandam mais responsabilidade, não é mesmo?

A grande missão de quem se especializa em Controle de Infecção Hospitalar é minimizar riscos e contribuir com medidas específicas, de modo a evitar a disseminação de microrganismos.

É preciso ter comprometimento, além de entender as principais técnicas e estar por dentro das regras e normatizações.

4. Ginecologia e Obstetrícia

O foco dessa área de Enfermagem é a saúde da mulher e da gestante. Profissionais de Enfermagem em Ginecologia e Obstetrícia precisam estar preparados pra atuar com gestações, partos e acompanhar puerpérios.

No dia a dia, é preciso ter grande entendimento sobre o sistema reprodutor feminino, exames de pré-natal e parto humanizado, por exemplo.

A carreira exige características como empatia e equilíbrio pra lidar com uma fase sensível e cheia de emoções.

5. Cardiologia e Hemodinâmica

Você se interessa pelas áreas da Enfermagem que demandam atuação intensa, inclusive com possibilidade de auxiliar em cirurgias? Bem, Enfermagem em Cardiologia e Hemodinâmica pode ser pra você!

Os especialistas são capacitados pra atender pacientes com doenças cardiovasculares, como hipertensão arterial e arritmia cardíaca, além daqueles que acabaram de sofrer um infarto. É preciso ter bastante proatividade e saber tomar decisões de forma rápida.

6. Urgência e Emergência

O dia a dia de trabalho em Enfermagem, Urgência e Emergência se assemelha a um seriado médico de TV, já que é preciso atender pacientes de risco iminente de morte, realizar plantões e atuar um pouco dentro de cada especialidade de saúde.

Mas nem sempre a vida desses profissionais é só correria, viu! Há dias em que a atuação acontece preparando medicações, fazendo curativos e cuidando de quem necessita apenas de soro na veia, por exemplo. 

Enfermeiros e médicos em um centro cirúrgico. Ao lado, vários equipamentos médicos.

7. Enfermagem em UTI

Costuma ser uma das áreas da Enfermagem mais desafiantes, mas também é uma das mais valorizadas.

A Enfermagem em UTI exige capacitação especial, pois é preciso atender pessoas em estado grave e que necessitam de assistência 24h.

Na prática, é crucial entender de farmacologia e de procedimentos de alta complexidade. Além disso, pacientes de UTI costumam demandar bastante auxílio, inclusive pra atividades básicas, como se alimentar.

8. Enfermagem do Trabalho

A área de Enfermagem do Trabalho é relativamente nova. Aqui, profissionais atuam em empresas de diversos segmentos, como escolas, postos de saúde e fábricas.

Na prática, existe a possibilidade de:

  • prestar os primeiros socorros a pessoas que sofreram acidentes ou estão passando mal;
  • criar projetos pra diminuir o surgimento de doenças ocupacionais;
  • além de dar palestras e cursos sobre saúde.

Enfim, são muitas as áreas da Enfermagem. Cada uma tem suas peculiaridades, apresentando vantagens e oportunidades na carreira. Sendo assim, a dica é escolher a atuação que combina com suas preferências e, então, se dedicar e fazer especializações. Partiu se especializar?

Ah! Falando nisso, você vai adorar saber: fazer uma pós-graduação na Pós Descomplica é muito prático, e as mensalidades são superacessíveis. Conheça os cursos disponíveis!