• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Aprenda a fazer sua apresentação pessoal de forma criativa

Você sabe como criar uma apresentação pessoal criativa? Esse pode ser o elemento decisivo pra você conquistar uma tão sonhada vaga no mercado de trabalho.

A apresentação pessoal é uma ferramenta muito útil pras empresas conhecerem bem os candidatos e identificarem as características que procuram em um novo colaborador. Então, quem não dedica o tempo e a atenção necessária pra essa etapa tão importante pode acabar ficando pra trás.

Quem não sabe se apresentar dificilmente consegue deixar claro o quanto suas habilidades são importantes pros recrutadores. Dessa forma, acabará com menos chances de conseguir conquistar a vaga.

Felizmente, criar uma apresentação pessoal criativa não é algo difícil. Pra isso, basta trabalhar a partir de boas referências e ser capaz de se adaptar pra entregar algo perfeito pra cada caso. Além disso, você precisa conhecer muito bem as suas próprias habilidades e as necessidades da empresa.

Ainda assim parece algo difícil? É pra ajudar você nesse processo delicado que a gente criou este artigo supercompleto. A seguir, você vai aprender tudo que precisa sobre como criar uma apresentação pessoal criativa. Confira!

apresentação pessoal criativa - pessoa apertando as mãos de outra em reunião

O que é uma apresentação pessoal e para que ela serve?

A apresentação pessoal é aquele momento em uma entrevista de emprego em que você precisa falar de si mesmo. Ou seja, o foco está em sua história de vida, como desenvolveu a carreira e quaisquer outros pontos que sejam relevantes pra vaga em questão.

Do ponto de vista da empresa que oferece a oportunidade, a apresentação pessoal é uma forma de conhecer o perfil do candidato e conferir se ele tem identificação com os seus objetivos e cultura. Além disso, é algo que já serve como prévia de como ele estrutura suas ideias.

No entanto, a apresentação pessoal também representa uma chance pro profissional se destacar em meio a seus concorrentes. Afinal, basta implementar uma dose adequada de criatividade pra chamar a atenção dos recrutadores e ficar mais perto da tão sonhada vaga.

É por isso que tanta gente aposta em uma apresentação pessoal criativa pra intensificar as suas chances de sucesso. Diferentemente do que parece, você não precisa ser uma pessoa com alta criatividade pra fazer isso. Em vez disso, basta seguir alguns passos fundamentais e saber se adaptar diante de cada caso.

apresentação pessoal criativa - quatro pessoas sentadas conversando

O que dizer em uma apresentação pessoal?

Saber o que é uma apresentação pessoal é uma coisa, criar a sua é outra completamente diferente. Então, é melhor a gente seguir por partes pra que você possa entender como chegar até a tão sonhada vaga.

Um passo importante é saber bem quais informações devem constar na sua apresentação pessoal.

Vamos lá? Confira, a seguir, tudo que você precisa dizer em uma apresentação pessoal pra ela estar completa.

Dados básicos de apresentação

Pra algumas coisas, não vale a pena reinventar a roda. Então, em uma apresentação pessoal, não abra mão do básico, que é dizer o seu nome e demais informações que sejam relevantes pra vaga.

Talvez a sua idade seja importante, ou o tempo que você tem de carreira. Seja como for, essa seção da sua apresentação deve permitir que seus recrutadores saibam quem você é.

Trajetória profissional até o momento

Além de falar quem você é, é importante indicar como foi a sua carreira até aqui. O currículo já traz os dados brutos, então use esse momento pra traçar uma narrativa coerente que mostre como você foi parar naquela entrevista.

É ainda melhor quando esse processo termina justamente em um ponto alinhado com os objetivos e necessidades da empresa. Ou seja, fica nítido que a sua carreira se desenvolveu até o ponto em que atendeu ao chamado da recrutadora.

Ligação com necessidades da empresa

Os recrutadores estão em busca de alguém pra suprir uma necessidade da empresa. Pra aumentar as suas chances de sucesso na entrevista, você deve mostrar como você é a solução pra essa necessidade.

Uma das formas de fazer isso é por meio da apresentação pessoal. Aliás, ela terá muito mais qualidade se for objetiva ao apontar como você é a pessoa perfeita pra vaga e descrever de forma concreta os motivos pra isso.

Resultados de destaque da carreira

Se você tiver números atrativos sobre o impacto positivo que você teve em seus antigos empregos, isso pode servir como um reforço significativo pra sua apresentação pessoal.

Essa seção deve ser bem direta e evitar trazer indicadores que você não tenha certeza da veracidade. Não tem problema em resumir alguns deles nem usar aproximações, só não entre no campo da ficção.

Espaço aberto para perguntas

A sua apresentação pessoal somente estará completa quando os seus recrutadores não tiverem mais dúvidas em relação a ela.

Ou seja, é fundamental que você reserve parte desse processo pra receber perguntas deles sobre quem você é e a sua experiência profissional.

apresentação pessoal criativa - duas pessoas conversando

Como escrever uma apresentação pessoal criativa?

Como você aprendeu até aqui, ter uma apresentação pessoal criativa pode representar o bônus necessário na sua candidatura pra ajudar você a conquistar a tão sonhada vaga na empresa.

Pra isso, é preciso ter atenção a cada etapa do processo, que serve pra garantir que você consiga agregar qualidade a esse processo tão importante.

Quer ver como se faz? Então, basta seguir cada um dos passos destacados abaixo pra criar uma apresentação pessoal criativa.

Utilize um formato inovador

Pra começar, uma apresentação pessoal criativa pode trazer um formato igualmente inovador. Além de chamar a atenção dos recrutadores, essa escolha pode acomodar melhor as informações que você quer entregar.

Por exemplo, em vez de usar uma apresentação de slides convencional, por que não criar um vídeo? Ou até mesmo uma animação que sirva o mesmo papel, mas que demonstre quanto você tem de criatividade?

Como sempre, é fundamental ficar de olho no contexto de cada situação. Inove na sua apresentação o tanto que a vaga e o perfil da empresa permitirem.

Ilustre sua experiência com resultados

Falar que você tem habilidade nisso ou naquilo é bom, mas é ainda melhor se você puder ilustrá-las de maneira objetiva. Ou seja, faça isso apresentando os resultados concretos que as suas habilidades foram capazes de gerar.

Aqui, a ideia está em se basear nas conquistas que você conseguiu gerar pras empresas anteriores onde trabalhou. Estabeleça um vínculo entre as suas competências e como elas foram fundamentais pra determinados resultados.

No entanto, tome cuidado pra não fugir demais da pauta. Ou seja, foque em habilidades que sejam relevantes pra vaga.

Mostre conhecimento sobre a empresa

Não dê a impressão de que você elaborou uma apresentação pessoal genérica igual a todas que você faz pras demais empresas. Em vez disso, é importante incluir elementos que sejam referentes à vaga e à organização dela.

Isso significa mostrar que você conhece a empresa e as prioridades dela, além de enxergar como o seu trabalho pode ajudar.

O momento da apresentação pessoal possibilita que você se insira dentro do contexto que a empresa vive pra que os recrutadores também façam isso. Dessa forma, as suas chances de sucesso aumentam.

Tome cuidado com clichês

Clichês são frases prontas que dificilmente agregam valor ao discurso e apenas servem pra diminuir a credibilidade de quem fala. Ou seja, você precisa evitá-los a todo custo em sua apresentação pessoal.

Em vez disso, crie frases originais que sejam objetivas e ajudem a contribuir pro seu discurso. Ou seja, não desperdice parágrafos, já que eles representam o tempo que você tem pra convencer os recrutadores sobre o valor da sua candidatura.

Pra evitar esse problema, faça uma varredura em seu discurso em busca daquelas frases que você já ouviu várias vezes em outros lugares. Caso necessário, aproveite pra pedir a opinião de outra pessoa.

Adapte o discurso para seus recrutadores

Dependendo do quanto você sabe a respeito das posições dos recrutadores, é possível enriquecer ainda mais a sua apresentação pessoal. Pra isso, você pode adaptar o seu discurso e referir-se a esses setores.

Por exemplo, se tiver alguém do setor comercial entrevistando você, experimente mostrar mais conhecimento sobre essa área, mesmo que ela não seja a de seu interesse.

Uma ótima forma de fazer isso é destacar o quanto você tem experiência ao interagir com essas áreas em posições anteriores.

Tenha disposição em se aprimorar

A sua apresentação pessoal de forma alguma deve apresentar você como um profissional completo e definitivo. Isso apenas vai servir pra perder credibilidade junto aos seus recrutadores.

Em vez disso, mostre abertura pra se aprimorar cada vez mais. Além disso, é importante destacar que você entende que ainda tem muito a aprender e vai fazer isso enquanto agrega valor à empresa.

É importante saber criar um equilíbrio entre uma apresentação que destaca as suas habilidades de forma estratégica enquanto mostra abertura pra mais crescimento. Dessa forma, além de transmitir humildade, demonstra que você tem vontade de melhorar ainda mais.

Baseie-se em bons exemplos

Se você quer criar uma apresentação pessoal criativa, vale a pena se basear em bons exemplos que existem pela internet. Eles vão desde textos inovadores até formatos completamente inéditos que chamam a atenção de recrutadores.

Em cada caso, é importante enxergar como cada exemplo se compara ao seu caso e agregar o que mais faz sentido. Evite criar uma mistura que não tem a sua cara e nem a da empresa que está oferecendo a vaga.

Se você quer conferir alguns exemplos incríveis pra servirem de inspiração, confira o restante deste artigo que temos exatamente isso pra oferecer.

Planeje o seu elevator pitch

O elevator pitch é uma apresentação que traz o seu diferencial de maneira rápida e atrativa. O formato básico envolve apontar um problema, qual é a solução e por que você é capaz de proporcioná-la.

O mais importante é que o seu elevator pitch seja único. Ou seja, ele deve referir-se a quem você é como pessoa e profissional. Dessa forma, os recrutadores poderão enxergar as suas habilidades sob uma ótica bem mais favorável.

Ter uma forma direta e criativa de se apresentar vai ser muito estratégico pra você ter um diferencial valioso onde estiver. Dessa forma, vai ter facilidade em conquistar as vagas mais desejadas e crescer dentro das empresas onde trabalhar.

Não se esqueça do básico

Até a apresentação pessoal mais criativa precisa de elementos básicos, como dizer o seu nome, suas qualificações e tempo de carreira. Dependendo das características da vaga, outros dados podem ser necessários.

Isso também vale pro aspecto visual da sua apresentação. Por mais incrível e inovador que ele seja, ainda assim precisa ser legível e permitir a identificação das informações mais importantes a seu respeito.

Pratique a sua apresentação

Como a apresentação pessoal costuma ser feita em voz alta, é fundamental que você dedique parte do seu tempo a praticá-la. Depois disso, pratique ainda mais!

Isso é importante porque, mesmo com a melhor apresentação do mundo, você pode colocar tudo a perder ao errar no seu discurso. Então nada substitui o valor que vários ensaios podem proporcionar.

Uma forma clássica de fazer isso é diante do espelho. Assim, você não só treina o ritmo e o tom das palavras como também fica de olho na sua linguagem corporal.

apresentação pessoal criativa - pessoa segurando duas folhas de papel

Como revisar a sua apresentação pessoal?

Após terminar a escrita de sua apresentação pessoal, é muito importante reservar um tempo pra revisão.

Afinal, quaisquer erros que restarem nela podem prejudicar as suas chances de conquistar a vaga até mesmo se ir bem na entrevista. Esses probleminhas também passam uma imagem de desleixo que você não quer associada a você.

Então, o jeito é ter uma rotina de revisão. A seguir, a gente separou os passos essenciais pra você revisar a sua apresentação pessoal.

Dê o texto para outra pessoa ler

Esse é um ótimo truque pra pegar erros que tenham passado batido na sua apresentação pessoal. Como os seus olhos já estão viciados a ler o mesmo texto, pode ficar cada vez mais difícil encontrar o que está errado.

Então, entregue a sua apresentação pessoal pra outra pessoa ler. Além de identificar possíveis erros, ela também poderá fazer sugestões de aprimoramento como alguém que não participou do processo de criação.

Passe o texto em um corretor automático

A tecnologia está aí pra ajudar, então faça uso dela. Existem vários corretores automáticos capazes de apontar erros de gramática, ortografia e digitação. Esses problemas simples podem prejudicar a qualidade da sua apresentação pessoal, então não os menospreze.

Um exemplo de corretor automático é o de processadores de texto como o Microsoft Word e o Apple Pages. No entanto, tenha atenção pro contexto de cada sugestão sem confiar completamente na inteligência do sistema.

Elimine palavras muito repetidas

A repetição de palavras empobrece o texto e também é perceptível no discurso falado. Então, parte do processo de revisão da sua apresentação pessoal deve envolver a busca por palavras repetidas.

A solução pra isso está em utilizar sinônimos. Isso vale pra qualquer tipo de palavra, desde os substantivos até os verbos.

Tenha atenção a vícios de linguagem

Vícios de linguagem são verdadeiros vilões de qualquer discurso, seja escrito, seja falado. Eles transmitem um despreparo da parte do autor, o que pode prejudicar as suas chances de passar nessa tão sonhada vaga.

Um exemplo disso é o pleonasmo, como no caso de “subir pra cima” ou “entrar pra dentro”. Outra possibilidade é a ambiguidade, em que uma frase tem mais de um possível sentido e dificulta a compreensão.

Remova hesitações do seu discurso

Por fim, a gente precisa lembrar que uma apresentação pessoal tem como objetivo mostrar quanto você tem firmeza em relação a sua qualificação pra vaga. Ou seja, não há espaço pra hesitação em seu discurso.

Portanto, elimine aqueles “hã”, “hmmm”, “tipo” e “sabe?”, que são alguns exemplos de inclusões pobres ao seu texto. Tenha objetividade e certeza em cada frase.

apresentação pessoal criativa - três pessoas conversando e rindo em volta de uma mesa

4 ótimos exemplos de apresentação pessoal criativa

Mesmo após conferir os passos essenciais pra criar uma boa apresentação pessoal, ainda podem restar algumas dúvidas de como tudo isso se concretiza.

Então, a gente separou alguns ótimos exemplos de apresentações pessoais que você pode usar como base pra escrever a sua.

Está em busca de inspiração? Conheça, a seguir, 4 exemplos de apresentação pessoal criativa.

1. Estágio como troca

Oi! Eu sou a Camila e tenho 24 anos. Como estudante de Direito, tenho muito interesse no âmbito da mediação. E a partir da vaga de estágio na sua empresa, vejo que podemos ter uma troca muito valiosa.

Eu vejo o estágio não só como uma oportunidade de experiência para nós estudantes, mas também um jeito pra empresa ter contato com ideias novas e inovadoras em seu meio. E é isso que eu posso oferecer para você nesse momento em troca da vivência que preciso.

Eu sempre tive facilidade para mediar conflitos. No Direito, consigo sempre chegar aos cenários mais satisfatórios para ambas as partes a partir de um cuidadoso método de análise e apoio da legislação.

Quero muito trabalhar com vocês e efetivar essa troca. Vamos lá?

2. Canivete suíço

Olá! Meu nome é Renato e eu sou desenvolvedor web. Ao longo da minha carreira, já trabalhei com a criação e a manutenção de diversos tipos de sites, apps e sistemas internos.

Eu vi que vocês estão precisando de alguém que tenha flexibilidade para se adaptar a todo tipo de demanda. Então, esse alguém sou eu.

Desde a época em que eu era estudante, tenho interesse por todas as áreas de desenvolvimento. Antes de se falar em full-stack, eu já me virava dando conta de tudo o que os clientes pequenos da minha cidade precisavam.

Quando eu vim para a capital, percebi que as demandas eram as mesmas, só que maiores. Encarei o desafio e estou aqui para trazer o valor que a empresa precisa tendo essa experiência como base.

Você quer um canivete suíço? Então, encontrou!

3. Foco em resultados

Olá, tudo bem? Eu me chamo Mariana e sou estrategista de marketing. Como o meu foco são resultados e números, é isso que eu trago para vocês hoje.

Na última empresa que trabalhei, tive a oportunidade de trabalhar com marcas de diversos segmentos bem diferentes. Elas iam desde cosméticos até a venda de máquinas industriais.

Em todos esses casos, consegui desenvolver estratégias que foram responsáveis por um aumento de mais de 500% no alcance e visibilidade dessas marcas. Em anexo, incluo alguns gráficos que ilustram esse progresso.

Além disso, também identifiquei oportunidades que geraram um aumento de, pelo menos, 350% nas menções a essas marcas nas redes sociais e blogs. Tudo isso se traduziu em mais relevância e conhecimento para essas empresas.

Agora, quero trazer esse potencial para sua equipe. Eu me comprometo a me aprimorar cada vez mais para entregar mais valor ao seu time e resultados superiores.

4. Alinhado ao posicionamento

Oi, pessoal. Tudo bem? O meu nome é Marcelo e eu estou me candidatando à vaga de gerente de vendas.

Acho válido começar a minha apresentação mencionando quanto a minha filosofia de trabalho e o posicionamento da empresa estão alinhados. Para mim, há sempre uma forma de ajudar o cliente a obter o que ele quer e fazer isso em harmonia com os nossos objetivos.

Esse vem sendo o posicionamento da empresa há muitos anos e sempre a admirei por isso de fora. Agora, quero integrar o seu quadro de gerentes de vendas para que essa harmonia se intensifique a favor dos nossos resultados.

Vamos lá? Estou à disposição para começar quanto antes.

Como você aprendeu até aqui, a apresentação pessoal é uma peça muito importante do seu processo de candidatura pra uma vaga. Aliás, é capaz até de ser decisiva pra você conquistar uma posição bastante disputada. Então não pode menosprezá-la.

Agora está na hora de colocar a mão na massa. Ou seja, prepare as suas anotações e comece a rascunhar possíveis abordagens pra se apresentar pros seus possíveis empregadores. Use as dicas que a gente separou acima como guia e contribua pro seu sucesso profissional desde já.

Outro ponto essencial pra sua realização profissional é uma qualificação que se encaixe nos seus objetivos. Aproveite pra conferir os Cursos Livres EaD Descomplica e aumente as suas chances de colocação no mercado de trabalho!