• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Administração financeira: entenda tudo sobre essa área de atuação!

Você gosta de fazer planejamento e gestão de recursos? Então, a área de administração financeira pode ser a sua praia! Isso porque, essa profissão oferece boas chances de você conseguir uma oportunidade no mercado. Além disso, apresenta um leque de possibilidades de atuação.

E então, ficou curioso pra saber mais? Neste artigo, a gente vai explicar como essa profissão tem um papel importante pra garantir melhores resultados, além de evitar gastos extras pra uma empresa.

Sendo assim, a gente vai apresentar pra você como é a formação desse curso e, também, como é o mercado de trabalho pra quem atua com administração financeira. Bora lá!

administração financeira - mesa desorganizada com materiais espalhados

O que é administração financeira

A administração financeira trata da gestão das finanças de um negócio. Desse modo, entre as tarefas desse profissional estão o planejamento de ações financeiras das empresas, e ainda, a manutenção da estabilidade dos recursos de uma organização. 

Além disso, as funções também podem envolver o monitoramento do fluxo de caixa e o controle de despesas pra impedir eventuais desperdícios.

Quem cuida da administração financeira precisa ainda ficar de olho nos números das vendas e organizar bem os investimentos. 

A administração financeira é um dos campos de estudo mais importantes de uma área mais abrangente, a administração.

Entre os setores de atuação, estão o de consultoria financeira, de gestão de contas, de auditoria contábil e de governança corporativa.

administração financeira - duas pessoas estudando na mesma mesa

Onde estudar administração financeira

Quem se interessa por administração financeira pode escolher um dos diversos cursos disponíveis em todo o país. Antes de se matricular, é recomendado verificar se a equipe docente tem mestrado ou doutorado, por exemplo.

Você também pode verificar se a instituição de ensino apresenta uma boa nota de avaliação do Ministério da Educação (MEC).

No decorrer do curso, os estudantes podem entrar em contato com vários conteúdos, a exemplo de:

  • Empreendedorismo e Criação de Novos Negócios;
  • Matemática Financeira;
  • Legislação Societária e Tributária;
  • Estratégia Financeira das empresas;
  • Governança Estratégica Corporativa;
  • Mercados Financeiros.
administração financeira - pessoa anotando no caderno e mexendo no notebook

Como é o mercado de trabalho na área

O mercado pro profissional dessa área oferece uma variedade de chances de trabalho em diversos setores da economia. Afinal, qualquer tipo de empresa, desde um restaurante de menor porte até uma grande distribuidora de alimentos, precisa de administração financeira. 

De outro modo, também é possível que os empreendedores procurem essa qualificação pra aprenderem a administrar o próprio negócio. Portanto, pra garantir um bom lugar nesse mercado, o profissional deve buscar conhecimento continuamente. 

A capacitação pra essa área precisa focar na formação de especialistas no desenvolvimento da saúde financeira das empresas. Ademais, quem atua nessa área também deve ter habilidade pra lidar com os desafios de colocar em prática medidas inovadoras pra transformação dos negócios. 

E aí? Conseguiu entender bem como é a área de administração financeira? Se você quiser dar um passo em direção ao seu sucesso profissional, pode conhecer um dos nossos cursos pra atuar nesse campo. 

👉 Confira o Guia de Carreiras sobre Administração de Empresas

A Faculdade Descomplica oferece uma formação 100% online, pra que você possa estudar de onde quiser. A gente ainda promove um ensino de qualidade que cabe no seu bolso! Partiu conhecer a faculdade de Administração?