• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Saiba quais são os 6 processos de gestão de pessoas

Pra quem trabalha ou almeja uma posição na área de Recursos Humanos, ou de liderança, conhecer os 6 processos de gestão de pessoas é fator fundamental dentro de qualquer planejamento de equipe.

Isso porque, tais iniciativas ajudam não apenas a integrar pessoas na empresa, mas também a valorizá-las e reconhecê-las como membros indispensáveis e essenciais pra existência daquele negócio.

E se você quer saber, de fato, quais são estes 6 processos de gestão de pessoas, não deixe de conferir o texto até o final. Vamos lá?

6 processos de gestão de pessoas – quatro pessoas em reunião, duas apertando as mãos

Quais os 6 processos de gestão de pessoas?

Em geral, esses conceitos são trabalhados na área de Recursos Humanos das empresas, mas todo gestor e líder de equipes pode — e deve — aplicá-los na prática em suas rotinas.

Pra entender melhor, vamos a eles!

1. Agregar pessoas

O primeiro dos 6 processos de gestão de pessoas se refere a “agregar” novos colaboradores ao time. E isso não se resume unicamente a novas contratações e seleções de funcionários pra empresa.

A ideia é proporcionar, de fato, um processo de agregação, que permita que essa pessoa se sinta parte fundamental naquela equipe e compartilhe, ao máximo, suas competências e habilidades no cargo.

2. Aplicar pessoas

Este conceito se refere a um processo de gestão de pessoas, em que o objetivo é direcionar e “encaixar” o novo colaborador nas áreas e cargos mais adequados, conforme o seu perfil.

Por exemplo, basta imaginar um time de futebol, em que o objetivo geral é ganhar a partida. No entanto, dentro dessa equipe, é preciso haver um direcionamento de funções específicas, como defensor, atacante, pivô etc.

Todos seguem o mesmo objetivo, mas cada perfil precisa exercer um papel diferente dentro de campo pra chegar à vitória. E isso é “aplicar” dentro dos 6 processos de gestão de pessoas.

3. Recompensar pessoas

Outro dos 6 processos de gestão de pessoas se refere a recompensar aqueles que deram o melhor de si em alguma conquista.

Afinal, não basta unicamente estipular metas e objetivos sem compartilhar o devido reconhecimento de quem os atinge.

Por isso, recompensar é fator essencial pra que isso se torne um ciclo contínuo e que novos desafios também sejam alcançados no futuro.

4. Desenvolver pessoas

Assim como os mercados evoluem e se transformam, os colaboradores de uma empresa também precisam acompanhar este ritmo.

Portanto, o quarto dos 6 processos de gestão de pessoas se associa a uma necessidade constante de promover atualizações, treinamentos e capacitações em suas equipes.

5. Manter pessoas

Um dos principais desafios da gestão de pessoas é evitar a evasão de funcionários.

Isso porque, os profissionais da atualidade não se apegam mais àquela tradicional tendência de estabilidade no mesmo cargo ou empresa ao longo da vida.

Logo, buscar meios de manter pessoas agregadas à sua equipe por mais tempo é processo fundamental de todo gestor e negócio.

6. Monitorar resultados

Por fim, o sexto processo de gestão de pessoas se refere a uma atividade indispensável na rotina do RH e do líder da equipe: monitoramento dos resultados.

Aliás, os demais processos abordados acima podem servir como índices de desempenho do time e ajudam o gestor a mensurar e avaliar os resultados obtidos ao longo do tempo.

Por exemplo, é possível criar KPIs de evasão de funcionários, nível de satisfação dos colaboradores, ROI de projetos etc.

Em resumo, esses são os 6 processos de gestão de pessoas que servem como pilares essenciais pra criação, manutenção e avaliação de equipes dentro de qualquer negócio.

Curtiu? Quer aprender mais sobre mundo profissional? Então, não deixe de se inscrever em nosso curso de Liderança e Gestão de Pessoas. Até a próxima!