Moradores de Berlim protestaram contra a demolição de um trecho do muro que dividiu a cidade durante quase três décadas. Tratado como patrimônio cultural e histórico da cidade, o East Side Gallery, repleto de grafites emblemáticos, está na mira de uma construtora que pretende levantar um condomínio de luxo às margens do Rio Spree, que corta a cidade.
ALMEIDA, R. Alemães impedem demolição de último trecho original do muro de Berlim. Disponível em: http://operamundi.uol.com.br. Acesso em: 2 fev. 2021 (adaptado).
Letra A.
O trecho fala sobre o Muro de Berlim, símbolo marcante da divisão da cidade durante a Guerra Fria, e que hoje é considerado patrimônio histórico e cultural, especialmente o trecho conhecido como East Side Gallery, coberto por grafites emblemáticos que representam a superação da divisão e a luta pela liberdade. A tentativa de demolir parte desse muro para construir empreendimentos imobiliários foi vista pelos moradores como uma ameaça à preservação da memória histórica e um desrespeito à memória coletiva dos acontecimentos ligados à divisão da cidade e à reunificação da Alemanha.