Questão 35 da prova azul do primeiro dia do Enem 2022

Ser cronista

Sei que não sou, mas tenho meditado ligeiramente no assunto.

Crônica é um relato? É uma conversa? É um resumo de um estado de espírito? Não sei, pois antes de começar a escrever para o Jornal do Brasil, eu só tinha escrito romances e contos.

E também sem perceber, à medida que escrevia para aqui, ia me tornando pessoal demais, correndo o risco deem breve publicar minha vida passada e presente, o que não pretendo. Outra coisa notei: basta eu saber que estou escrevendo para jornal, isto é, para algo aberto facilmente por todo o mundo, e não para um livro, que só é aberto por quem realmente quer, para que, sem mesmo sentir, o modo de escrever se transforme. Não é que me desagrade mudar, pelo contrário. Mas queria que fossem mudanças mais profundas e interiores que não viessem a se refletir no escrever. Mas mudar só porque isso é uma coluna ou uma crônica? Ser mais leve só porque o leitor assim o quer? Divertir? Fazer passar uns minutos de leitura? E outra coisa: nos meus livros quero profundamente a comunicação profunda comigo e com o leitor. Aqui no Jornal apenas falo com o leitor e agrada-me que ele fique agradado. Vou dizer a verdade: não estou contente.

 

LISPECTOR, C. In: A descoberta do mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.

No texto, ao refletir sobre a atividade de cronista, a autora questiona características do gênero crônica, como

  1. relação distanciada entre os interlocutores.
  2. articulação de vários núcleos narrativos.
  3. brevidade no tratamento da temática
  4. descrição minuciosa dos personagens
  5. público leitor exclusivo.

Comentário da questão

No início do texto, a cronista Clarice já propõe questionamentos a respeito do gênero crônica ser “um relato”, “uma conversa”, “um resumo” – comunicações que costumam se manifestar de forma mais breve. Além disso, ao longo do texto, lamenta que suas crônicas não possam promover “mudanças mais profundas” e “interiores”, por precisar produzir um texto que precisa ser consumido em poucos minutos, num periódico.

Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)

Gabarito da questão

Opção C

Questões correspondentes

42 19 10

Assunto

Gêneros Textuais