Questão 42

Atualmente os jovens estão imersos numa sociedade permeada pela tecnologia. Nesse contexto, os jogos digitais são artefatos muito empregados. Videogames ativos ou exergames foram introduzidos como forma de permitir que o corpo controlasse tais jogos. Como resultado, passaram a ser vistos como uma ferramenta auxiliar na adoção de um estilo de vida menos sedentário, com efeitos positivos sobre a saúde. Tem-se defendido que os exergames podem contribuir para a prática regular de atividade física moderada, bem como promover a interação entre jogadores, reduzindo o sentimento de isolamento social. Por outro lado, argumenta-se que os exergames não podem substituir a experiência real das práticas corporais, pois não motivam a longo prazo a prática permanente de atividades físicas.

FINCO, M. D.: REATEGUI. E. B.; ZARO, M.A. Laboratório de exorgames: um espaço complementar para as aulas de educação física. Movimento. n. 3, 2015 (adaptado).

Pela sua interatividade, os exergames apresentam-se como possibilidade para estimular o(a)

  1. exercitação física, promovendo a saúde.
  2. vivência de exercícios físicos sistemáticos.
  3. envolvimento com atividades físicas ao longo da vida.
  4. jogo por meio de comandos fornecidos pelo videogame.
  5. disputa entre jogadores, contribuindo para o individualismo.

Comentário da questão

Embora os exergames possam ser questionados em certa medida, é indubitável que promovem a saúde por meio do estímulo aos exercícios físicos. 

Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)

Gabarito da questão

Opção A

Questões correspondentes

12 40 45 0

Assunto