Questão 35 da prova azul do primeiro dia do Enem 2020

Em 2000 tivemos a primeira experiência do futebol feminino em um jogo de videogame, o Mia Hamm Soccer. Doze anos depois, uma petição on-line pedia que a EA Sports incluísse o futebol feminino no Fifa 13. Contudo, só em 2015, com uma nova petição on-line, que arrecadou milhares de assinaturas, tivemos o futebol feminino incluído no Fifa 16. Vendo um nicho de mercado inexplorado, a EA Sports produziu o jogo com 12 seleções femininas e o apresentou como inovação. A empresa sabe que mais de 40% dos praticantes de futebol nos EUA são meninas. Para elas, ver o futebol feminino representado em um jogo de videogame é extremamente importante. Ter o futebol feminino no Fifa 16 é um grande passo para a sua popularização na luta pela igualdade de gênero, num contexto machista, sexista, misógino e homofóbico.

Disponível em: www.ludopedio.com.br. Acesso em: 5 jun. 2018 (adaptado).

Os jogos eletrônicos presentes na cultura juvenil podem desempenhar uma relevante função na abordagem do futebol ao

  1. disseminarem uma modalidade, promovendo a igualdade de gênero.
  2. superarem jogos malsucedidos no mercado, lançados anteriormente.
  3. inovarem a modalidade com novas ofertas de jogos ao mercado.
  4. explorarem nichos de mercado antes ignorados, produzindo mais lucro.
  5. reforçarem estereótipos de gênero masculino ou feminino nos esportes.

Gabarito da questão

Opção A

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O texto evidencia a conexão entre os jogos eletrônicos e o combate ao tratamento desigual entre homens e mulheres.

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