Questão 18 da prova azul do primeiro dia do Enem 2019

O que é software livre

Software livre é qualquer programa de computador construído de forma colaborativa, via internet, por uma comunidade internacional de desenvolvedores indepen – dentes. São centenas de milhares de hackers, que negam sua associação com os “violadores de segurança”. Esses desenvolvedores de software se recusam a reconhecer o significado pejorativo do termo e continuam usando a palavra hacker para indicar “alguém que ama programar e que gosta de ser hábil e engenhoso”. Além disso, esses programas são entregues à comunidade com o código fonte aberto e disponível, permitindo que a ideia original possa ser aperfeiçoada e devolvida novamente à comunidade. Nos programas convencionais, o código de programação é secreto e de propriedade da empresa que o desenvolveu, sendo quase impossível decifrar a programação.

O que está em jogo é o controle da inovação tecnológica. Software livre é uma questão de liberdade de expressão e não apenas uma relação econômica. Hoje existem milhares de programas alternativos construídos dessa forma e uma comunidade de usuários com milhões de membros no mundo.

BRANCO, M. Software livre e desenvolvimento social e econômico. In: CASTELLS, M.; CARDOSO, G. (Org). A sociedade em rede: do conhecimento à ação política. Lisboa: Imprensa Nacional, 2005 (adaptado).

 

A criação de softwares livres contribui para a produção do conhecimento na sociedade porque

  1. democratiza o acesso a produtos construídos coletivamente.
  2. complexifica os sistemas operacionais disponíveis no mercado.
  3. qualifica um maior número de pessoas para o uso de tecnologias.
  4. possibilita a coleta de dados confidenciais para seus desenvolvedores.
  5. insere profissionalmente os hackers na área de inovação tecnológica.

Comentário da questão

A criação de softwares livres supera a finalidade econômica da produção deles, na medida em que os compartilha com a comunidade de usuários.

Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)

Gabarito da questão

Opção A

Questões correspondentes

14 42 36