Questão 128 da prova azul do segundo dia do Enem 2018

Em desenhos animados é comum vermos a personagem tentando impulsionar um barco soprando ar contra a vela para compensar a falta de vento. Algumas vezes usam o próprio fôlego, foles ou ventiladores. Estudantes de um laboratório didático resolveram investigar essa possibilidade. Para isso, usaram dois pequenos carros de plástico, A e B, instalaram sobre estes pequenas ventoinhas e fixaram verticalmente uma cartolina de curvatura
parabólica para desempenhar uma função análoga á vela de um barco. No carro B inverteu-se o sentido da ventoinha e manteve-se a vela, a fim de manter as características físicas do barco, massa e formato da cartolina. As figuras representam os carros produzidos. A montagem do carro A busca simular a situação dos desenhos
animados, pois a ventoinha está direcionada para a vela.

Com os carros orientados de acordo com as figuras, os estudantes ligaram as ventoinhas, aguardaram o fluxo de ar ficar permanente e determinaram os módulos das velocidades médias dos carros e para o mesmo intervalo de tempo.

A respeito das intensidades das velocidades médias e do sentido de movimento do carro A, os estudantes observaram que:

Comentário da questão

Com o ventilador virado para a vela, o vento resvala nas laterais curvadas deslocando massa de ar para trás, de acordo com o principio da conservação de movimento a vela iria para a frente, porém em baixa velocidade, porque parte da força do vento se anula ao ser aplicada na parte perpendicular da vela, pois a mesma força será agirá em sentido contrário de acordo com a terceira lei de Newton, dessa forma, parte das forças se anulam. Já na situação com o ventilador contrária à vela, o ventilador empurra o ar para trás e o ar empurra o ventilador para frente, fazendo com o barco entre em movimento com maior velocidade

Equipe Descomplica
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Gabarito da questão

Opção B

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