Questão 68 da prova azul do primeiro dia do Enem 2017

Ao destruir uma paisagem de árvores de troncos retorcidos, folhas e arbustos ásperos sobre os solos ácidos, não raro laterizados ou tomados pelas formas bizarras dos cupinzeiros, essa modernização lineariza e aparentemente não permite que se questione a pretensão modernista de que a forma deve seguir a função.

HAESBAERT,R. “Gaúchos” e baianos no “novo” Nordeste: entre a globalização econômica e a reinvenção das identidades territoriais. In: CASTRO, I.E; GOMES,P.C.; CORRÊA,R.L.(Org.). Brasil:questões atuais da reorganização do território. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.

O processo descrito ocorre em um área biogeográfica com predomínio de vegetação

  1. tropófila e clima tropical.
  2. xerófila e clima semiárido.
  3. hidrófila e clima equatorial.
  4. aciculifoliada e clima subtropical.
  5. semidecídua e clima tropical úmido.

Comentário da questão

O texto descrevia um bioma brasileiro que possui árvores de galhos retorcidos, alternância de estações secas e acidez no solo (inclusive citando a existência do processo de laterização). Tais condições são encontradas no Cerrado brasileiro (predominante na Região Centro-Oeste). A questão exigia que o candidato soubesse as características climatobotânicas dos biomas brasileiros, pois a resposta falava em vegetações tropófilas (plantas adaptadas às variações de umidades – estações secas e úmidas) e clima tropical. Por eliminação dos climas, era possível chegar ao gabarito, apenas para quem tivesse identificado que se tratava da Região Centro-Oeste.

Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)

Gabarito da questão

Opção A

Questões correspondentes

88 72 80