Questão 140 da prova azul do segundo dia do Enem 2017 Segunda Aplicação

GH é a sigla que denomina o hormônio do crescimento (do inglês growth hormone), indispensável para retardar o processo de envelhecimento. À medida que envelhecemos, a liberação desse hormônio na corrente sanguínea vai diminuindo. Estudos têm demonstrado, porém, que alguns métodos de treinamento aumentam a produção de GH. Em uma pesquisa, dez homens foram submetidos a sessões de 30 minutos de corrida, em uma esteira, em diferentes intensidades: muito leve, leve, moderada e máxima. As dosagens de GH, medidas por coletas de sangue feitas antes e logo após as sessões, e também 1 hora e 2 horas após o término, são fornecidas no gráfico.

Em qual(is) medição(ões) a liberação de GH na corrente sanguínea em uma sessão de intensidade máxima foi maior que a liberação de GH ocorrida nas demais intensidades?

  1. Apenas na medição feita logo após a sessão de treinamento.
  2. Apenas na medição feita 1 hora após a sessão de treinamento.
  3. Apenas na medição feita 2 horas após a sessão de treinamento.
  4. Nas medições feitas logo após e 1 hora após a sessão de treinamento.
  5. Nas medições feitas logo após, 1 hora após e 2 horas após a sessão de treinamento.

Comentário da questão

Repare que 2 horas após a sessão de treinamento, a liberação de GH em todas as intensidades é a mesma. Logo apenas nas medições feitas logo após e 1 hora após a sessão de treinamento, a liberação de GH na corrente sanguínea em uma sessão de intensidade máxima foi maior do que a liberação de GH ocorrida nas demais intensidades

Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)

Gabarito da questão

Opção D

Questões correspondentes

147 144 156

Assunto

Análise de Gráfico