Questão 36 da prova azul do primeiro dia do Enem 2017 Segunda Aplicação

Campanhas de conscientização para o diagnóstico precoce do câncer de mama estão presentes no cotidiano das brasileiras, possibilitando maiores chances de cura para a paciente, em especial se a doença for detectada precocemente. Pela análise dos recursos verbais e não verbais dessa peça publicitária, constata-se que o cartaz

  1. promove o convencimento do público feminino, porque associa as palavras “prevenção” e “conscientização”.
  2. busca persuadir as mulheres brasileiras, valendo-se do duplo sentido da palavra “tocar”,
  3. objetiva chamar a atenção para um assunto evitado por mulheres mais velhas.
  4. convence a mulher a se engajar na campanha e a usar o laço rosa.
  5. mostra a seriedade do assunto, evitado por muitas mulheres.

Comentário da questão

A campanha contra a prevenção do câncer de mama utiliza o duplo sentido do verbo “tocar” (pode ser interpretado como “se tocar-prestar atenção” e “se tocar” para sentir a mama) para persuadir e chamar a atenção das mulheres. (campanha, saúde, prevenção, interpretação).

Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)

Gabarito da questão

Opção B

Questões correspondentes

17 18 21