Questão 105 da prova azul do segundo dia do Enem 2016

National Geographic Brasil, n. 151, out. 2012 (adaptado).

Nessa campanha publicitária, para estimular a economia de água, o leitor é incitado a

  1. adotar práticas de consumo consciente.
  2. alterar hábitos de higienização pessoal e residencial.
  3. contrapor-se a formas indiretas de exportação de água.
  4. optar por vestuário produzido com matéria-prima reciclável.
  5. conscientizar produtores rurais sobre os custos de produção.

Comentário da questão

Após informar a quantidade média de água gasta na produção de alguns produtos, a campanha afirma que “economizar bens de consumo e evitar o desperdício também é poupar água”, incitando o leitor a adotar práticas de consumo consciente.

Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)

Gabarito da questão

Opção A

Questões correspondentes

118 97 133

Assunto

Funções da Linguagem

Gêneros Textuais

Texto Híbrido

Texto Publicitário