Questão 123 da prova azul do segundo dia do Enem 2016

TEXTO I
Entrevistadora – eu vou conversar aqui com a professora A. D. … o português então não é uma língua difícil?
Professora – olha se você parte do princípio… que a língua portuguesa não é só regras gramaticais… não se você se apaixona pela língua que você… já domina que você já fala ao chegar na escola se o teu professor cativa você a ler obras da literatura… obras da/ dos meios de comunicação… se você tem acesso a revistas… é… a livros didáticos… a… livros de literatura o mais formal o e/ o difícil é porque a escola transforma como eu já disse as aulas de língua portuguesa em análises gramaticais.

TEXTO II
Entrevistadora – Vou conversar com a professora A. D. O português é uma língua difícil?
Professora – Não, se você parte do princípio que a língua portuguesa não é só regras gramaticais. Ao chegar à escola, o aluno já domina e fala a língua. Se o professor motivá-lo a ler obras literárias, e se tem acesso a revistas, a livros didáticos, você se apaixona pela língua. O que torna difícil é que a escola transforma as aulas de língua portuguesa em análises gramaticais.

MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização.
São Paulo: Cortez, 2001 (adaptado).

O Texto I é a transcrição de uma entrevista concedida por uma professora de português a um programa de rádio. O Texto II é a adaptação dessa entrevista para a modalidade escrita. Em comum, esses textos

  1. apresentam ocorrências de hesitações e reformulações.
  2. são modelos de emprego de regras gramaticais.
  3. são exemplos de uso não planejado da língua.
  4. apresentam marcas da linguagem literária.
  5. são amostras do português culto urbano.

Comentário da questão

A questão faz uma diferenciação entre norma culta e norma padrão, entendendo que nem sempre os falantes cultos da língua demonstram total domínio sobre as regras gramaticais. No caso dos dois textos, o português culto urbano está sendo utilizado mesmo que em alguns momentos haja o desvio da norma padrão, por exemplo, “ao chegar na escola”.

Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)

Gabarito da questão

Opção E

Questões correspondentes

99 106 121

Assunto

Variação Linguística