O tema dá ao aluno duas opções de direcionamento.
1. É possível, primeiramente, levantar caminhos possíveis, defendê-los e, a fim de mostrar propostas na conclusão, apontar os obstáculos na concretização desses caminhos – o que dá espaço para tais intervenções, no fim do texto. Resolver os obstáculos seria dar a chance de os caminhos do desenvolvimento funcionarem. O texto, então, ficaria assim:
- Tese: Os caminhos para combater a intolerância religiosa são X e Y. Porém, há obstáculos que impedem o seu funcionamento, sendo necessárias medidas que resolvam esses impeditivos, a fim de que o respeito à crença do outro seja realidade no Brasil.
- D1: Que caminhos podem combater a intolerância?
- D2: Que obstáculos impedem o funcionamento desses caminhos?
- Propostas: Resolver os obstáculos, a fim de que os caminhos sugeridos no D1 funcionem.
2. Uma segunda ideia seria desenvolver os caminhos que já estão sendo trilhados – ou seja, medidas que já estão em prática, no Brasil, no trabalho de resolver a problemática da intolerância. Se o problema persiste, cabe ao aluno apresentar essa ideia, ainda no desenvolvimento, sugerindo propostas que possam resolver essa questão – no caso, os caminhos pedidos na frase-tema. O texto, então, ficaria assim:
- Tese: O Brasil já tem trilhado certos caminhos no combate à intolerância religiosa no Brasil. Porém, há obstáculos que impedem o seu funcionamento, de forma que o problema persiste no país, como X e Y. São necessárias, então, propostas, a fim de se resolver essa questão.
- D1: Obstáculo X.
- D2: Obstáculo Y
- Propostas: Resolver os obstáculos, com caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil.