Questão 59 da prova azul do primeiro dia do Enem 2016

Por apresentar significativa resistividade elétrica, o grafite pode ser utilizado para simular resistores elétricos em circuitos desenhados no papel, com o uso de lápis e lapiseiras. Dependendo da espessura e do comprimento das linhas desenhadas, é possível determinar a resistência elétrica de cada traçado produzido. No esquema foram utilizados três tipos de lápis diferentes (2H, HB e 6B) para efetuar três traçados distintos.

Munido dessas informações, um estudante pegou uma folha de papel e fez o desenho de um sorvete de casquinha utilizando-se desses traçados. Os valores encontrados nesse experimento, para as resistências elétricas (R), medidas com o auxílio de um ohmímetro ligado nas extremidades das resistências, são mostrados na figura. Verificou-se que os resistores obedeciam à Lei de Ohm.

Na sequência, conectou o ohmímetro nos terminais A e B do desenho e, em seguida, conectou-o nos terminais B e C, anotando as leituras RAB e RBC, respectivamente. Ao estabelecer a razão RAB / RBC, qual resultado o estudante obteve?

  1. 1
  2. 4/7
  3. 10/27
  4. 14/81
  5. 4/81

Comentário da questão

Com os terminais entre A e B, os resistores de 10Ω estão em série, e o equivalente está em paralelo com o resistor de 20Ω e o de 5Ω. Portanto:

ReqAB=10/3.

Com os terminais entre B e C, os resistores de 20Ω e de 5Ω estão, o que resulta numa req de 4Ω. O resistor calculado de 4 entrará em série com o de 10Ω (que se encontra entre A e C), totalizando 14Ω. Ao final, o resistor de 14Ω deve ser posicionado em paralelo com o de 10Ω que se encontra entre B e C.

ReqBC= 35/6Ω

ReqAB/ReqBC = 10/3 x 35/6 = 4/7

Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)

Gabarito da questão

Opção B

Questões correspondentes

64 61 68

Assunto

Circuito elétrico