Questão 03 da prova azul do primeiro dia do Enem 2016

Os moradores de Andalsnes, na Noruega, poderiam se dar ao luxo de morar perto do trabalho nos dias úteis e de se refugiar na calmaria do bosque aos fins de semana. E sem sair da mesma casa. Bastaria achar uma vaga para estacionar o imóvel antes de curtir o novo endereço.

Disponível em: http://casavogue.globo.com. Acesso em 3 out 2015 (adaptado)

Uma vez implementada, essa proposta afetaria a dinâmica do espaço urbano por reduzir a intensidade do seguinte processo:

  1. Êxodo rural.
  2. Movimento pendular.
  3. Migração de retorno.
  4. Deslocamento sazonal.
  5. Ocupação de áreas centrais.

Comentário da questão

A imagem mostra um tipo de residências em cima de trilhos, possibilitando a dinâmica descrita no texto. Ao longo da semana, as pessoas deixariam as suas residências nas proximidades do centro, facilitando o deslocamento para o trabalho, nos finais de semana, poderiam deslocar as suas casas para as áreas mais distantes dos centros, aproveitando as amenidades das áreas menos transformadas. Nesse sentido, o processo que sofreu uma forte redução é o de migração pendular (deslocamentos populacionais rápidos e repetitivos), pois, as pessoas podem localizar melhor as suas residências e evitar os deslocamentos entre um centro e suas periferias.

Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)

Gabarito da questão

Opção B

Questões correspondentes

20 05 42

Assunto

Migração

Urbanização mundial