Questão 31 da prova azul do primeiro dia do Enem 2016

TEXTO I

Mais de 50 mil refugiados entraram no território húngaro apenas no primeiro semestre de 2015. Budapeste lançou os “trabalhos preparatórios” para a construção de um muro de quatro metros de altura de 175 km ao longo de sua fronteira com a Sérvia, informou o ministro húngaro das Relações Exteriores. “Uma resposta comum da União Europeia a este desafio da imigração é muito demorada, e a Hungria não pode esperar. Temos que agir”, justificou o ministro.

Disponível em: www.portugues.rfi.fr Acesso em 19 Jun 2015 (adaptado).

TEXTO II

O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) critica as manifestações de Xenofobia adotadas pelo governo da Hungria. O país foi invadido por cartazes nos quais o chefe do executivo insta os imigrantes a respeitarem as leis e a não “roubarem” os empregos dos húngaros. Para o ACNUR, a medida é surpreendente, pois a xenofobia costuma ser instigada por pequenos grupos radicais e não pelo próprio governo do país.

Disponível em: http://pt.euronews.com. Acesso em 19 jun.2015 (adaptado).

O posicionamento governamental citado nos textos é criticado pelo ACNUR por ser considerado um caminho para o(a)

  1. alteração do regime político.
  2. fragilização da supremacia nacional.
  3. expansão dos domínios geográficos.
  4. cerceamento da liberdade de expressão.
  5. fortalecimento das práticas de discriminação.

Comentário da questão

No contexto atual, a imigração dos refugiados tem sido uma grande questão, principalmente nos países europeus. Nesse sentido, alguns governos têm assumido uma postura contrária a entrada destes. A estratégia adotada pela Hungria na construção do muro institucionaliza o sentimento de xenofobia, que comumente é associado a uma pequena parcela da população.

Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)

Gabarito da questão

Opção E

Questões correspondentes

11 27 19

Assunto

Migração