Questão 57 da prova azul do primeiro dia do Enem 2016

O morcego emite pulsos de curta duração de ondas ultrassônicas, os quais voltam na forma de ecos após atingirem objetos no ambiente, trazendo informações a respeito das suas dimensões, suas localizações e dos seus possíveis movimentos. Isso se dá em razão da sensibilidade do morcego em detectar o tempo gasto para os ecos voltarem, bem como das pequenas variações nas frequências e nas intensidades dos pulsos ultrassônicos. Essas características lhe permitem caçar pequenas presas mesmo quando estão em movimento em relação a si. Considere uma situação unidimensional em que uma mariposa se afasta, em movimento retilíneo e uniforme, de um morcego em repouso.

A distância e velocidade da mariposa, na situação descrita, seriam detectadas pelo sistema de um morcego por quais alterações nas características dos pulsos ultrassônicos?

  1. Intensidade diminuída, o tempo de retorno aumentado e a frequência percebida diminuída.
  2. Intensidade aumentada, o tempo de retorno diminuído e a frequência percebida diminuída.
  3. Intensidade diminuída, o tempo de retorno diminuído e a frequência percebida aumentada.
  4. Intensidade diminuída, o tempo de retorno aumentado e a frequência percebida aumentada.
  5. Intensidade aumentada, o tempo de retorno aumentado e a frequência percebida aumentada.

Comentário da questão

Intensidade=PA= P4πR², o que significa que ao aumentar a distância (R), a intensidade diminui. Ao aumentar a distância, mantendo-se a velocidade constante, o tempo de retorno também aumenta. No afastamento entre a fonte emissora e o objeto, ocorre o redução da frequência percebida (Efeito Doppler).

Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)

Gabarito da questão

Opção A

Questões correspondentes

54 56 79

Assunto

Efeito Doppler

Ondas