Questão 05 da prova azul do primeiro dia do Enem 2016

TEXTO I

Documentos do século XVI algumas vezes se referem aos habitantes indígenas Como “os brasis” ou “gente brasília” e, ocasionalmente no século XVII, o termo “brasileiro” era a eles aplicado, mas as referências ao status econômico e jurídico desses eram muito mais populares. Assim, os termos “negro da terra” e “índios” eram utilizados com mais frequência do que qualquer outro.

SCHWARTZ, S. B. Gente da terra braziliense da nação. Pensando o Brasil a Construção de um povo. In: MOTA, C. G. (Org.) Viagem incompleta a experiência brasileira (1500-2000). São Paulo Senac, 2000 (adaptado)

TEXTO II

Índio é um conceito construído no processo de conquista da América pelos europeus. Desinteressados pela diversidade cultural, imbuídos de forte preconceito para com o outro, o indivíduo de outras culturas, espanhóis, portugueses, franceses e anglo-saxões terminaram por denominar da mesma forma povos tão dispares quanto os tupinambas e os astecas.

SILVA, K. W.; SILVA, M. H. Dicionário de conceitos históricos, São Paulo: Contexto, 2005

Ao comparar os textos, as formas de designação dos grupos nativos pelos europeus, durante o período analisado, são reveladoras da

  1. concepção idealizada do território, entendido como geograficamente indiferenciado.
  2. percepção corrente de uma ancestralidade comum às populações ameríndias.
  3. compreensão etnocêntrica acerca das populações dos territórios conquistados.
  4. transposição direta das Categorias originadas no imaginário medieval.
  5. visão utópica configurada a partir de fantasias de riqueza.

Comentário da questão

Ambos os textos abordam a imagem do índio de maneira diminutiva e desprestigiada. Até o próprio nome “índio” surge de maneira inusitada, devido ao erro europeu ao pensar que estivessem nas Índias. Evidencia-se, portanto, a centralização em que o europeu se coloca e sua visão etnocêntrica sobre os povos nativos.

Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)

Gabarito da questão

Opção C

Questões correspondentes

43 18 37

Assunto

Brasil Colônia

Etnocentrismo

Eurocentrismo

Indígenas