Questão 08 da prova azul do primeiro dia do Enem 2016

A África Ocidental é conhecida pela dinâmica das suas mulheres comerciantes, caracterizadas pela perícia, autonomia e mobilidade. A sua presença, que fora atestada por viajantes e por missionários portugueses que visitaram a costa a partir do século XV, Consta também na ampla documentação sobre a região. A literatura é rica em referências às grandes mulheres como as vendedoras ambulantes, cujo jeito para o negócio, bem como a autonomia e mobilidade, é tão típico da região.

HAVIK, P. Dinâmicas e assimetrias afro-atlânticas: a agência feminina e representações em mudança na Guiné (séculos XIX e XX). In: PANTOJA, S. (Org.). Identidades, memórias e histórias em terras africanas, Brasília: LGE; Luanda: Nzila, 2006.

A abordagem realizada pelo autor sobre a vida social da África Ocidental pode ser relacionada a uma característica marcante das cidades no Brasil escravista nos séculos XVIII e XIX, que se observa pela

  1. restrição à realização do comércio ambulante por africanos escravizados e seus descendentes.
  2. convivência entre homens e mulheres livres, de diversas origens, no pequeno comércio.
  3. presença de mulheres negras no comércio de rua de diversos produtos e alimentos.
  4. dissolução dos hábitos culturais trazidos do continente de origem dos escravizados.
  5. entrada de imigrantes portugueses nas atividades ligadas ao pequeno comércio urbano.

Comentário da questão

Principalmente nos grandes centros urbanos, negras escravas participavam do comércio de alguns produtos, sob supervisão de seus senhores, ou não. Entravam na modalidade de “Escravos de ganho”. Negras libertas, já inseridas neste sistema, tinham a tendência de continuar no comércio, portanto, não era estranho ver este tipo de ocorrência.

Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)

Gabarito da questão

Opção C

Questões correspondentes

40 15 23

Assunto

Brasil Império

Cultura africana

Movimento negro