Questão 49 da prova azul do primeiro dia do Enem 2016 Segunda Aplicação

Algumas práticas agrícolas fazem uso de queimadas, apesar de produzirem grandes efeitos negativos. Por exemplo, quando ocorre a queima da palha de cana-de-açúcar, utilizada na produção de etanol, há emissão de poluentes como CO2, SOx, NOx e materiais particulados (MP) para a atmosfera. Assim, a produção de biocombustíveis pode, muitas vezes, ser acompanhada da emissão de vários poluentes.

CARDOSO, A. A.; MACHADO, C. M. D.; PEREIRA, E. A. Biocombustível: o mito do combustível limpo. Química Nova na Escola, n. 28, maio 2008 (adaptado).

Considerando a obtenção e o consumo desse biocombustível, há transformação química quando

  1. o etanol é armazenado em tanques de aço inoxidável.
  2. a palha de cana-de-açúcar é exposta ao sol para secagem.
  3. a palha da cana e o etanol são usados como fonte de energia.
  4. os poluentes SOx, NOx e MP são mantidos intactos e dispersos na atmosfera.
  5. os materiais particulados (MP) são espalhados no ar e sofrem deposição seca.

Gabarito da questão

Opção C

A resposta correta da questão 49 do primeiro dia do Enem 2016 Segunda Aplicação (caderno azul) é a alternativa C. Uma reação é considerado um processo químico, pois há mudança química em compostos, como por exemplo quebra de ligações. A reação de queima de biocombustíveis é uma reação com oxigênio conhecida como combustão.

Questões correspondentes

69 46 84

Assunto

biocombustível

poluição

reações

Comentário da questão

Uma reação é considerado um processo químico, pois há mudança química em compostos, como por exemplo quebra de ligações. A reação de queima de biocombustíveis é uma reação com oxigênio conhecida como combustão.

Equipe Descomplica
Professores de Ciências Humanas da Descomplica

Comentário revisado em

Perguntas frequentes sobre esta questão

Qual é o gabarito da questão 49 do Enem 2016 Segunda Aplicação?

A resposta correta da questão 49 do primeiro dia do Enem 2016 Segunda Aplicação (caderno azul) é a alternativa C.

Por que a alternativa C é a correta?

A resolução completa da questão 49 do Enem 2016 Segunda Aplicação está no comentário do professor, nesta mesma página: ele explica o raciocínio e por que as outras alternativas não servem.

De qual matéria é a questão 49 do Enem 2016 Segunda Aplicação?

A questão 49 do Enem 2016 Segunda Aplicação é de human-science.

Em qual prova caiu a questão 49 do Enem 2016 Segunda Aplicação?

Ela caiu no primeiro dia do Enem 2016 Segunda Aplicação, caderno azul.

Onde encontro as outras questões do Enem 2016 Segunda Aplicação?

A prova completa do Enem 2016 Segunda Aplicação, com gabarito e resolução de todas as questões, está reunida em uma página só. Ver a prova do Enem 2016 Segunda Aplicação