Questão 140 da prova azul do segundo dia do Enem 2015

Uma pesquisa de mercado foi realizada entre os consumidores das classes sociais A, B, C e D que costumam participar de promoções tipo sorteio ou concurso. Os dados comparativos, expressos no gráfico, revelam a participação desses consumidores em cinco categorias: via Correios (juntando embalagens ou recortando códigos de barra), via internet (cadastrando-se no site da empresa/marca promotora), via mídias sociais (redes sociais), via SMS (mensagem por celular) ou via rádio/TV.

Uma empresa vai lançar uma promoção utilizando apenas uma categoria nas classes A e B (A/B) e uma categoria nas classes C e D (C/D).

De acordo com o resultado da pesquisa, para atingir o maior número de consumidores das classes A/B e C/D, a empresa deve realizar a promoção, respectivamente, via

  1. Correios e SMS.
  2. internet e Correios.
  3. internet e internet.
  4. internet e mídias sociais.
  5. rádio/TV e rádio/TV.

Comentário da questão

Basta perceber que o ponto mais alto no gráfico é onde temos o maior percentual de promoções das regiões. Olhando pra cada região respectivamente podemos concluir que a resposta correta é letra B.

Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)

Gabarito da questão

Opção B

Questões correspondentes

151 178 137

Assunto

Análise gráfica