Questão 117 da prova azul do segundo dia do Enem 2015

Exmº Sr. Governador:
Trago a V. Exa. um resumo dos trabalhos realizados pela Prefeitura de Palmeira dos Índios em 1928.
[…]
ADMINISTRAÇÃO
Relativamente à quantia orçada, os telegramas custaram pouco. De ordinário vai para eles dinheiro considerável. Não há vereda aberta pelos matutos que prefeitura do interior não ponha no arame, proclamando que a coisa foi feita por ela; comunicam-se as datas históricas ao Governo do Estado, que não precisa disso; todos os acontecimentos políticos são badalados. Porque se derrubou a Bastilha – um telegrama; porque se deitou pedra na rua – um telegrama; porque o deputado F. esticou a canela – um telegrama.
Palmeira dos Índios, 10 de janeiro de 1929.
GRACILIANO RAMOS

RAMOS, G. Viventes das Alagoas. São Paulo: Martins Fontes, 1962.

O relatório traz a assinatura de Graciliano Ramos, na época, prefeito de Palmeira dos Índios, e é destinado ao governo do estado de Alagoas.

De natureza oficial, o texto chama a atenção por contrariar a norma prevista para esse gênero, pois o autor:

  1. emprega sinais de pontuação em excesso.
  2. recorre a termos e expressões em desuso no português.
  3. apresenta-se na primeira pessoa do singular, para conotar intimidade com o destinatário.
  4. privilegia o uso de termos técnicos, para demonstrar conhecimento especializado.
  5. expressa-se em linguagem mais subjetiva, com forte carga emocional.

Gabarito da questão

Opção E

A resposta correta da questão 117 do segundo dia do Enem 2015 (caderno azul) é a alternativa E. O relatório, por definição, deveria ser impessoal e neutro. Na peça de Graciliano Ramos, ocorre o contrário: apelo subjetivo e, por vezes, sentimental.

Questões correspondentes

112 108 126

Assunto

Gêneros Textuais

Interpretação Textual

Comentário da questão

O relatório, por definição, deveria ser impessoal e neutro. Na peça de Graciliano Ramos, ocorre o contrário: apelo subjetivo e, por vezes, sentimental.

Equipe Descomplica
Professores de Linguagens da Descomplica

Comentário revisado em

Perguntas frequentes sobre esta questão

Qual é o gabarito da questão 117 do Enem 2015?

A resposta correta da questão 117 do segundo dia do Enem 2015 (caderno azul) é a alternativa E.

Por que a alternativa E é a correta?

A resolução completa da questão 117 do Enem 2015 está no comentário do professor, nesta mesma página: ele explica o raciocínio e por que as outras alternativas não servem.

De qual matéria é a questão 117 do Enem 2015?

A questão 117 do Enem 2015 é de languages.

Em qual prova caiu a questão 117 do Enem 2015?

Ela caiu no segundo dia do Enem 2015, caderno azul.

Onde encontro as outras questões do Enem 2015?

A prova completa do Enem 2015, com gabarito e resolução de todas as questões, está reunida em uma página só. Ver a prova do Enem 2015