Questão 118 da prova azul do segundo dia do Enem 2015

Disponível em: http://farm5.static.flickr.com. Acesso em: 26 out. 2011 (adaptado).

Nas peças publicitárias, vários recursos verbais e não verbais são usados com o objetivo de atingir o público-alvo, influenciando seu comportamento.

Considerando as informações verbais e não verbais trazidas no texto a respeito da hepatite, verifica-se que:

  1. o tom lúdico é empregado como recurso de consolidação do pacto de confiança entre o médico e a população.
  2. a figura do profissional da saúde é legitimada, evocando-se o discurso autorizado como estratégia argumentativa.
  3. o uso de construções coloquiais e específicas da oralidade são recursos de argumentação que simulam o discurso do médico.
  4. a empresa anunciada deixa de se autopromover ao mostrar preocupação social e assumir a responsabilidade pelas informações.
  5. o discurso evidencia uma cena de ensinamento didático, projetado com subjetividade no trecho sobre as maneiras de prevenção.

Comentário da questão

A figura da médica aparece para legitimar o texto escrito, aumentando as chances de adesão do público leitor.

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Gabarito da questão

Opção B

Questões correspondentes

113 109 127

Assunto

Função Conativa

Interpretação Textual

Texto Híbrido

Texto Verbal e Não-Verbal