Questão 106 da prova azul do segundo dia do Enem 2015

Embora particularidades na produção mediada pela tecnologia aproximem a escrita da oralidade, isso não significa que as pessoas estejam escrevendo errado. Muitos buscam, tão somente, adaptar o uso da linguagem ao suporte utilizado: “O contexto é que define o registro de língua. Se existe um limite de espaço, naturalmente, o sujeito irá usar mais abreviaturas, como faria no papel”, afirma um professor do Departamento de Linguagem e Tecnologia do Cefet-MG. Da mesma forma, é preciso considerar a capacidade do destinatário de interpretar corretamente a mensagem emitida. No entendimento do pesquisador, a escola, às vezes, insiste em ensinar um registro utilizado apenas em contextos específicos, o que acaba por desestimular o aluno, que não vê sentido em empregar tal modelo em outras situações. Independentemente dos aparatos tecnológicos da atualidade, o emprego social da língua revela-se muito mais significativo do que seu uso escolar, conforme ressalta a diretora de Divulgação Científica da UFMG: “A dinâmica da língua oral é sempre presente. Não falamos ou escrevemos da mesma forma que nossas avós”. Some-se a isso o fato de os jovens se revelarem os principais usuários das novas tecnologias, por meio das quais conseguem se comunicar com facilidade. A professora ressalta, porém, que as pessoas precisam ter discernimento quanto às distintas situações, a fim de dominar outros códigos.

SILVA JR., M. G.; FONSECA, V. Revista Minas Faz Ciência, n. 51, set.-nov. 2012 (adaptado).

Na esteira do desenvolvimento das tecnologias de informação e de comunicação, usos particulares da escrita foram surgindo.

Diante dessa nova realidade, segundo o texto, cabe à escola levar o aluno a

  1. interagir por meio da linguagem formal no contexto digital.
  2. buscar alternativas para estabelecer melhores contatos on-line.
  3. adotar o uso de uma mesma norma nos diferentes suportes tecnológicos.
  4. desenvolver habilidades para compreender os textos postados na web.
  5. perceber as especificidades das linguagens em diferentes ambientes digitais.

Comentário da questão

O texto enfatiza a necessidade de o aluno saber utilizar as linguagens em diferentes contextos e ambientes. Também é importante destacar a crítica feita à escola, no texto, uma vez que “insiste em ensinar um registro utilizado apenas em contextos específicos”.

Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)

Gabarito da questão

Opção E

Questões correspondentes

130 122 114

Assunto

Interpretação Textual

Variação Linguística