Questão 28 da prova azul do primeiro dia do Enem 2015

O que implica o sistema da pólis é uma extraordinária preeminência da palavra sobre todos os outros instrumentos do poder. A palavra constitui o debate contraditório, a discussão, a argumentação e a polêmica. Torna-se a regra do jogo intelectual, assim como do jogo político.

VERNANT, J. P. As origens do pensamento grego. Rio de Janeiro: Bertrand, 1992 (adaptado).

Na configuração política da democracia grega, em especial a ateniense, a ágora tinha por função

  1. agregar os cidadãos em torno de reis que governavam em prol da cidade.
  2. permitir aos homens livres o acesso às decisões do Estado expostas por seus magistrados.
  3. constituir o lugar onde o corpo de cidadãos se reunia para deliberar sobre as questões da comunidade.
  4. reunir os exércitos para decidir em assembleias fechadas os rumos a serem tomados em caso de guerra.
  5. congregar a comunidade para eleger representantes com direito a pronunciar-se em assembleias.

Gabarito da questão

Opção C

A resposta correta da questão 28 do primeiro dia do Enem 2015 (caderno azul) é a alternativa C. A democracia foi uma das alterações ocorridas na Grécia antiga que viabilizaram o surgimento da filosofia. Esta era chamada de direta, pois havia participação dos cidadãos atenienses que reuniam-se na ágora (praça pública), a fim de debater as decisões referentes a pólis.

Questões correspondentes

17 23 13

Assunto

Democracia

Filosofia antiga

Política

Comentário da questão

A democracia foi uma das alterações ocorridas na Grécia antiga que viabilizaram o surgimento da filosofia. Esta era chamada de direta, pois havia participação dos cidadãos atenienses que reuniam-se na ágora (praça pública), a fim de debater as decisões referentes a pólis.

Equipe Descomplica
Professores de Ciências Humanas da Descomplica

Comentário revisado em

Perguntas frequentes sobre esta questão

Qual é o gabarito da questão 28 do Enem 2015?

A resposta correta da questão 28 do primeiro dia do Enem 2015 (caderno azul) é a alternativa C.

Por que a alternativa C é a correta?

A resolução completa da questão 28 do Enem 2015 está no comentário do professor, nesta mesma página: ele explica o raciocínio e por que as outras alternativas não servem.

De qual matéria é a questão 28 do Enem 2015?

A questão 28 do Enem 2015 é de human-science.

Em qual prova caiu a questão 28 do Enem 2015?

Ela caiu no primeiro dia do Enem 2015, caderno azul.

Onde encontro as outras questões do Enem 2015?

A prova completa do Enem 2015, com gabarito e resolução de todas as questões, está reunida em uma página só. Ver a prova do Enem 2015