Questão 07 da prova azul do primeiro dia do Enem 2015

O principal articulador do atual modelo econômico chinês argumenta que o mercado é só um instrumento econômico, que se emprega de forma indistinta tanto no capitalismo como no socialismo. Porém os próprios chineses já estão sentindo, na sua sociedade, o seu real significado: o mercado não é algo neutro, ou um instrumental técnico que possibilita à sociedade utilizá-lo para a construção e edificação do socialismo. Ele é, ao contrário do que diz o articulador, um instrumento do capitalismo e é inerente à sua estrutura como modo de produção. A sua utilização está levando a uma polarização da sociedade chinesa.

OLIVEIRA, A. A Revolução Chinesa. Caros Amigos, 31 jan. 2011 (adaptado).

No texto, as reformas econômicas ocorridas na China são colocadas como antagônicas à construção de um país socialista. Nesse contexto, a característica fundamental do socialismo, à qual o modelo econômico chinês atual se contrapõe é a

  1. desestatização da economia.
  2. instauração de um partido único.
  3. manutenção da livre concorrência.
  4. formação de sindicatos trabalhistas.
  5. extinção gradual das classes sociais.

Comentário da questão

Embora proponha uma ditadura do proletariado, a revolução socialista transformaria a sociedade de forma a extinguir gradualmente as classe sociais. No entanto, a manutenção de práticas capitalistas no país mantém uma sociedade marcada pela existência dessas mesmas classes.

Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)

Gabarito da questão

Opção E

Questões correspondentes

03 44 40

Assunto

Economia

População