Questão 85 da prova azul do primeiro dia do Enem 2015
Entre os anos de 1028 e 1038, Alhazen (Ibn al-Haytham; 965-1040 d.C.) escreveu sua principal obra, o Livro da Óptica, que, com base em experimentos, explicava o funcionamento da visão e outros aspectos da ótica, por exemplo, o funcionamento da câmara escura. O livro foi traduzido e incorporado aos conhecimentos científicos ocidentais pelos europeus. Na figura, retirada dessa obra, é representada a imagem invertida de edificações em um tecido utilizado como anteparo.
Se fizermos uma analogia entre a ilustração e o olho humano, o tecido corresponde ao(à)
- íris.
- retina.
- pupila.
- córnea.
- cristalino.
Gabarito da questão
Opção B
A resposta correta da questão 85 do primeiro dia do Enem 2015 (caderno azul) é a alternativa B. A retina é a região na qual a luz projetada pelo cristalino é captada por células fotorreceptoras (cones e bastonetes).
Assunto
Fisiologia Humana
Comentário da questão
Comentário revisado em
Perguntas frequentes sobre esta questão
Qual é o gabarito da questão 85 do Enem 2015?
A resposta correta da questão 85 do primeiro dia do Enem 2015 (caderno azul) é a alternativa B.
Por que a alternativa B é a correta?
A resolução completa da questão 85 do Enem 2015 está no comentário do professor, nesta mesma página: ele explica o raciocínio e por que as outras alternativas não servem.
De qual matéria é a questão 85 do Enem 2015?
A questão 85 do Enem 2015 é de natural-science.
Em qual prova caiu a questão 85 do Enem 2015?
Ela caiu no primeiro dia do Enem 2015, caderno azul.
Onde encontro as outras questões do Enem 2015?
A prova completa do Enem 2015, com gabarito e resolução de todas as questões, está reunida em uma página só. Ver a prova do Enem 2015
A retina é a região na qual a luz projetada pelo cristalino é captada por células fotorreceptoras (cones e bastonetes).