Questão 44 da prova azul do primeiro dia do Enem 2015

A Unesco condenou a destruição da antiga capital assíria de Nimrod, no Iraque, pelo Estado Islâmico, com a agência da ONU considerando o ato como um crime de guerra. O grupo iniciou um processo de demolição em vários sítios arqueológicos em uma área reconhecida como um dos berços da civilização.

Unesco e especialistas condenam destruição de cidade assíria pelo Estado Islâmico. Disponivel em: http://oglobo.globo.com. Acesso em: 30 mar. 2015 (adaptado).

O tipo de atentado descrito no texto tem como consequência para as populações de países como o Iraque a desestruturação do(a)

  1. homogeneidade cultural.
  2. patrimônio histórico.
  3. controle ocidental.
  4. unidade étnica.
  5. religião oficial.

Gabarito da questão

Opção B

A resposta correta da questão 44 do primeiro dia do Enem 2015 (caderno azul) é a alternativa B. Nimrod, mesmo não sendo a atual capital do Iraque, tem o título de patrimônio histórico, visto a importância cultural que tem para o mundo.

Questões correspondentes

40 07 03

Assunto

Estado Islâmico

ISIS

Patrimônio Histórico

UNESCO

Comentário da questão

Nimrod, mesmo não sendo a atual capital do Iraque, tem o título de patrimônio histórico, visto a importância cultural que tem para o mundo. A sua destruição por parte do Estado Islâmico (ISIS) teve um grande impacto na comunidade internacional, que condenou o evento como um crime de guerra.

Equipe Descomplica
Professores de Ciências Humanas da Descomplica

Comentário revisado em

Perguntas frequentes sobre esta questão

Qual é o gabarito da questão 44 do Enem 2015?

A resposta correta da questão 44 do primeiro dia do Enem 2015 (caderno azul) é a alternativa B.

Por que a alternativa B é a correta?

A resolução completa da questão 44 do Enem 2015 está no comentário do professor, nesta mesma página: ele explica o raciocínio e por que as outras alternativas não servem.

De qual matéria é a questão 44 do Enem 2015?

A questão 44 do Enem 2015 é de human-science.

Em qual prova caiu a questão 44 do Enem 2015?

Ela caiu no primeiro dia do Enem 2015, caderno azul.

Onde encontro as outras questões do Enem 2015?

A prova completa do Enem 2015, com gabarito e resolução de todas as questões, está reunida em uma página só. Ver a prova do Enem 2015