Questão 91 da prova azul do segundo dia do Enem 2014

Disponível em: http://azaral-canarias.blogspot.com. Acesso em: 28 maio 2014 (adaptado)

As marcas de primeira pessoa do plural no texto da campanha de amamentação têm como finalidade

  1. incluir o enunciador no discurso para expressar formalidade.
  2. agregar diversas vozes para impor valores às lactantes.
  3. forjar uma voz coletiva para garantir adesão à campanha.
  4. promover uma identificação entre o enunciador e o leitor para aproximá-los.
  5. remeter à voz institucional promotora da campanha para conferir-lhe credibilidade.

Comentário da questão

O uso da primeira pessoa do plural no texto tem a intenção de fazer uma parceria entre o enunciador e o receptor (leitor) aproximando os dois e tornando a mensagem mais eficaz.

Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)

Gabarito da questão

Opção D

Questões correspondentes

95 93 91

Assunto

Interpretação de texto